segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Globama # 2: A Casa Branca não diz nada disso, mas vamu que vamu!

26/01/2009 - 20h23
Obama telefona a Lula e diz que tem "apreço" pelo Brasil

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o primeiro contato entre os dois chefes de Estado desde que o americano foi empossado na presidência, no dia 20. Na conversa, que durou 25 minutos, Lula e Obama falaram sobre as prioridades do presidente americano no cargo no que diz respeito a sua relação com o Brasil e a América Latina.

O porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach, afirmou que Obama se mostrou disposto a trabalhar em cooperação com o presidente brasileiro para fortalecer as relações entre os dois países ao demonstrar "apreço" pelo Brasil. "O presidente Obama expressou apreço pelas relações com o Brasil e deseja trabalhar em coordenação com Lula para estabelecer a paz no continente e fortalecer as relações econômicas entre os dois países", afirmou o porta-voz.

Segundo Baumbach, Lula parabenizou Obama pela sua posse e ressaltou o trecho do discurso proferido pelo americano no qual defendeu mais cuidado com a parcela mais pobre da população mundial. Na opinião de Lula, de acordo com o porta-voz, Obama pode "influenciar positivamente a imagem que o mundo, em especial a América Latina, tem dos Estados Unidos".

***
Provavelmente é o telefonema do Obama de retorno à ligação do Lula cumprimentando pela posse. Levou, xovê, 6 dias. É, tá bom. O Uzbequistão ainda não deve ter tido retorno, talvez nem o Paraguai.

2 comentários:

sunny disse...

Dá uma olhada no mapa e me diz se o presidente do Uzbesquistão não recebeu telefonema no dia 20 messsssssssmo.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c4/The_Caucasus_and_Central_Asia_-_Political_Map.jpg/800px-The_Caucasus_and_Central_Asia_-_Political_Map.jpg

Anônimo disse...

Numa procura rápida (e que deveria ter sido feita pela imprensa), apurei que no mesmo dia em que Obama conversou com Lula, ele também falou com Sarkozy, Medvedev e Angela Merkel (Le Monde).

A Lula, teria dito "me chame de Barack", e Lula teria respondido "então espero que me chame de Lula" (AFP).

Antes, no dia 21, ligou para Olmert, Mahmoud Abbas e líderes do Egito e Jordânia. No dia 23, para Canadá, Inglaterra e Arábia Saudita.

Não encontrei nada nos jornais da Argentina (só a notícia da ligação para Lula, com comentários detonando Christina). No Google, também nenhuma referência a ligações para outros presidentes da América Latina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...