segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Você perdoaria?
Gesto inédito: em editorial no domingo 18/1 intitulado "Honramos e pedimos perdão", The Meridian Star, jornal da cidade de Meridian, no Mississipi, homenageia Martin Luther King, cujo aniversário de nascimento se celebra hoje, Barack Obama, que toma posse amanhã, e três ativistas dos direitos civis assassinados em 1964 -- James Chaney, Obie Clark, Polly Heidelberg -- e se desculpa por ter agido com "grosseira negligência" ao "ignorar totalmente a segregação".
"A atual direção entende que, não podendo voltar atrás e desfazer os erros passados, podemos pedir perdão com sinceridade e prometer jamais voltar a negligenciar nossa responsabilidade em informar você, leitor, sobre os direitos humanos e a dignidade a que cada indivíduo tem direito na America -- não importa sua religião, sua origem étnica ou a cor de sua pele".
Muito bonito. Mais um pequeno milagre de Barack Obama no Deep South racista. Como antirracista fanática, eu não perdoaria, mas divulgo a iniciativa.
***
A história do trio citado pelo editorial -- Chaney era de Meridian -- inspirou o magnífico filme Mississipi em chamas (1988), de Alan Parker. Terrivelmente atual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Uma atitude bonita do jornal americano. Quero ver um jornal brasileiro pedir desculpas por ter apoiado a **redentora*
Postar um comentário