segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

The Back Commentator

Aos que me tomam por doidivanas velha aos pés de Barack Obama, cito trecho e linko ensaio de Horace Campbel para o Black Commentator, publicação de ativistas negros (alguns, do antigo Black Panthers) que criticou o candidato democrata tão visceralmente quanto a extrema-direita de Bill O'Reilly e Rush Limbaugh. Os cidadãos se mancaram e perceberam que estava havendo algo diferente em seu país -- um momento revolucionário, ainda que sem revolução ou líderes revolucionários.

Negar esse momento é um erro histórico como tantos já cometidos pela esquerda e, principalmente, pela esquerda que finge ser esquerda. Pincei pontos destacados pelo autor que resumem a era Bush -- imagino que toda a multidão que neste instante passeia pelo Mall, simplesmente à espera da posse de Obama, tenha esperança no combate pelo menos a alguns desses itens. Por mais cético que se seja, há que se reconhecer um momento de mudança, ou secaremos nesta Terra como sementes inférteis.

Elementos-chave deste período contrarrevolucionário [período Bush-Cheney].

1. Ressegregação e enredamento de hierarquias nos EUA e a nível mundial (o chamado Apartheid Global, hierarquias mais evidentes na organização de comunidades urbanas, no sistema de ensino e na ausência de escolas).

2. Polarização econômica e disparidades globais. Concentração e centralização do capital necessário a novos patamares (dominância de Wall Street e hegemonia do dólar).

3. Eugenia do século 21, como aids, esterilização, bebês escolhidos, biometria e epidemia de câncer.

4. Interconexões internacionais militar e de drogas: cultura da Ritalina, combate a drogas e epidemias de cocaína e crack (drogas globais, financiamento de infraestruturas) que alimentam as prisões do complexo industrial.

5. Fundamentalismo religioso (especialmente cristão, islâmico, judaico e fundamentalismo hindu).

6. Cultura armamentista (militarismo e humanitarismo militar, guerra e influência da inteligência, do aparelho de segurança, da informação de guerra -- bilhões gastos em guerra e desenvolvimento de armas nucleares.

7. Desinformação da mídia, guerra psicológica e controle da mente.

8. Decadência ambiental: poluição e aquecimento global (manifestados no furacão Katrina e seu rescaldo).

9. Grandes conglomerados farmacêuticos, alimentos geneticamente modificados e sementes.

10. Racismo em novo nível.

11. Sexismo, patriarcalismo deformado e homofobia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...