
Negar esse momento é um erro histórico como tantos já cometidos pela esquerda e, principalmente, pela esquerda que finge ser esquerda. Pincei pontos destacados pelo autor que resumem a era Bush -- imagino que toda a multidão que neste instante passeia pelo Mall, simplesmente à espera da posse de Obama, tenha esperança no combate pelo menos a alguns desses itens. Por mais cético que se seja, há que se reconhecer um momento de mudança, ou secaremos nesta Terra como sementes inférteis.
Elementos-chave deste período contrarrevolucionário [período Bush-Cheney].
1. Ressegregação e enredamento de hierarquias nos EUA e a nível mundial (o chamado Apartheid Global, hierarquias mais evidentes na organização de comunidades urbanas, no sistema de ensino e na ausência de escolas).
2. Polarização econômica e disparidades globais. Concentração e centralização do capital necessário a novos patamares (dominância de Wall Street e hegemonia do dólar).
3. Eugenia do século 21, como aids, esterilização, bebês escolhidos, biometria e epidemia de câncer.
4. Interconexões internacionais militar e de drogas: cultura da Ritalina, combate a drogas e epidemias de cocaína e crack (drogas globais, financiamento de infraestruturas) que alimentam as prisões do complexo industrial.
5. Fundamentalismo religioso (especialmente cristão, islâmico, judaico e fundamentalismo hindu).
6. Cultura armamentista (militarismo e humanitarismo militar, guerra e influência da inteligência, do aparelho de segurança, da informação de guerra -- bilhões gastos em guerra e desenvolvimento de armas nucleares.
7. Desinformação da mídia, guerra psicológica e controle da mente.
8. Decadência ambiental: poluição e aquecimento global (manifestados no furacão Katrina e seu rescaldo).
9. Grandes conglomerados farmacêuticos, alimentos geneticamente modificados e sementes.
10. Racismo em novo nível.
11. Sexismo, patriarcalismo deformado e homofobia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário