quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O inglês de Barack

Uso de frases completas por Obama já causa controvérsia

Andy Borowitz *

Com seu polêmico uso de frases completas, o presidente eleito Barack Obama rompe tradição de oito anos. Milhões de americanos que assistiram à entrevista do Sr. Obama ao 60 Minutes, no domingo, testemunharam a pouco ortodoxa mania do Sr. Obama de empregar frases gramaticalmente corretas.

A decisão do Sr. Obama de usar frases completas em seus pronunciamentos públicos traz riscos, uma vez que, após os últimos oito anos, muitos americanos podem considerar seu estilo chocante. Segundo Davis Logsdon, especialista em História Presidencial da Universidade de Minnesota, ter um presidente que fala inglês como se fosse sua língua-mãe poderia pjavascript:void(0)arecer, a alguns, "excludente".

"Cada vez que Obama abre a boca, sujeito, verbo e predicado concordam", disse o Sr. Logsdon. "Se ele mantiver isso, corre o risco de soar elitista" e o público poderá acabar reagindo: "Ok, sujeito, predicado, sujeito predicado -- já entendemos, pare com o exibicionismo".

A teimosa insistência do presidente-eleito em usar frases completas já atraiu reprimenda de um de seus mais severos críticos, a governadora do Alasca, Sarah Palin. "Falar com frases completas lá e também muito que falar de uma forma comum a americanos como Joe the Plumber e Tito the Builder, não pode realmente, acho que necessitam ouvir, não é aquilo que os americanos estão precisando também", ela disse.

* Comediante e escritor

PS: Deixei o Google Translator traduzir o trecho da Sarah Palin! Não ficou perfeito???

PS2: Marco pergunta -- como vai ficar o David Letterman sem o Bush? De fato. Há anos ele tem um quadro chamado "discursos presidenciais", no qual exibe uma ou duas falas memoráveis de presidentes do passado e depois bota uma fala recente do Bush. É sempre, sempre hilário. Esse debate já tomou conta da TV: sem Bush, de que viverão os comediantes? Jon Stewart disse noutro dia, olhando para uma imagem de Bush, o Tapado: "Já sinto tanto a sua falta..."

Um comentário:

sunny disse...

Nãso acredito que o Biden chegue aos pés do W. Bush, mas é um concorrente para o Letterman considerar, mesmo que tenha sido poupado durante a campanha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...