domingo, 2 de novembro de 2008

A bagunça e as trevas


A corrida dos eleitores ao voto antecipado está batendo todos os recordes na maioria dos 31 estados que oferecem esta possibilidade. A foto (Flickr/Alex Johnson) é da Flórida (que votou com Bush), onde em algumas seções o eleitor demora até 4 horas na fila, mas a Geórgia (estado tradicionalmente "vermelho") já registrou 8 horas de espera.

A média na cabine é de 20/30 minutos, e não é que o eleitor seja burro. É que o sistema eleitoral americano é uma zorra, cada condado tem suas próprias leis. Então, há estados com eleição simultânea de senador, deputado estadual e federal, até governador, fora os referendos, que podem chegar a 10 em alguns locais. Alguns são importantíssimos, da proibição do aborto (South Dakota, por exemplo, o primeiro estado em 12 anos a tentar derrubar a histórica decisão Roe v. Wade da Suprema Corte*) à famosa Proposition 8, emenda que elimina da Constituição da Califórnia o direito ao casamento gay -- e é preciso ser cuidadoso no voto, ou essas conquistas são derrubadas.

Tudo rescaldo da fase de trevas em que os Estados Unidos mergulharam com a subida ao poder desse cancro humano chamado George W. Bush, que deu vida a espectros como os linchadores de negros, os incendiadores de bruxas e a Fox News, ou Faux Noise, como a chamam os liberais. Tudo o que eles querem é que os americanos retrocedam ao século 19 e se transformem em mórmons. Vejam do que eles são capazes! Por isso Obama precisa vencer.

GOBAMA!

* Caso "Roe v. Wade" na Suprema Corte. A pergunta era: "A Constituição garante à mulher o direito de interromper a gravidez por aborto?" Em 22 de janeiro de 1973, por 7 a 2, os juízes decidiram que sim -- lembrando que Jane Roe é o mesmo que Fulana de Tal (Fulano de Tal é John Doe) e Wade era o sobrenome do funcionário que impediu Jane Roe de abortar, conforme as leis do Texas. O nome verdadeiro da mulher era Norma Nelson McCorvey. Foram 13 meses de debates. Para a Suprema Corte, pertence à mulher a decisão de abortar enquanto o feto for incapaz de sobreviver fora do corpo da mãe, o que representa 26/28 semanas. Só a partir daí há "interesse do Estado". Os grupos ditos "pró-vida" -- como se os defensores do direito ao aborto fossem "pró-morte" -- já tentaram 10 vezes, sem sucesso, derrubar a decisão. É que ela se baseia na 4ª Emenda da Constituição, que protege a privacidade, e contra isso é difícil argumentar (pelo menos era antes da Era Bush, que por causa da guerra ao terror cassou os direitos civis dos americanos -- e dos cidadãos de qualquer parte do mundo em que enfie suas botas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...