quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Trabalho excepcional

Um leitor do 538 botou essa comparação hoje nos comentários: o resultado da eleição, por enquanto (ainda falta contar uns 3 milhões de votos), é o da esquerda. Observem o percentual: é praticamente igual ao da previsão do Nate Silver.

Não é impressionante isso? Ele conseguiu, com o modelo matemático dele, consertar as pesquisas e torná-las acuradas!



Agora, aqui não dá. Por quê? Paulo Henrique Amorim explica muito bem aqui: são mais de 700 institutos de pesquisa (é impressionante mesmo, toda universidade tem seu projeto de pesquisa, fora os think tanks, esses grupos de intelectuais e especialistas que pululam nos EUA, as entidades comerciais etc. Aqui temos o Ibope e o Datafolha! Nate Silver jogou no computadoor os números relativos a mais de 2,7 milhões de entrevistados ao longo de um ano!

Nunca mais vou abandonar esse site. Eles misturavam os números com os relatos de viagem e as fotos de Sean Quinn e Brett Marty pelos battleground states, isto é, os estados em que se daria a disputa. E acertaram todos. Textos lindos, imagens maravilhosas. Com esse diário de viagem os leitores ficavam sabendo quem estava batalhando mesmo pela candidatura, quem tinha campanha organizada, quem estava com os comitês abertos e movimentados à noite e nos fins de semana, quem queria ganhar de verdade. E so dava Obama. A par das imagens espetaculares ao longo da estrada, vimos dezenas de comitês do McCain fechados, enquanto os do Obama fervilhavam, voluntários batendo de porta em porta, telefonando, um frenesi só.

Resultado: os leitores tiveram o pulso exato da eleição. Incrível. Não vi nada parecido nos jornais e sites que eu visitei nesses meses.

A verdade é que quando os americanos são talentosos eles são imbatíveis.

BREAKING NEWS!!!

Minha nossa! O Obama está chegando a 364! Com isso, o Nate Silver errou... :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...