quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Esse jornaleco é um desacato!

Fico dias sem pegar o Globo lá fora. Hoje, o zelador pendurou na grade da janela. Agora, 17h30, Marco disse que tinha uma lagartixa na sala, fui ver (e chorar). Achei o jornal. Tirei do saco. Abri. E não é que já me aporrinhei na capa??? Chamam Mumbai de Bombaim! O governo mudou o nome da cidade desde 1995, repudiando a pronúncia inglesa! Mas o Globo, sempre colonizador, usa Bombaim! O próprio colonizador -- no momento, representado por Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico -- disse "Mumbai". A BBC, a TV do colonizador, diz Mumbai. Mas o Globo, não! Vive no tempo da colônia.

Parece que virou causa de vida, mas não se trata disso. É que é um acinte mesmo. Vejam a diferença da Folha: "Ataques coordenados em ao menos nove locais levam pânico a Mumbai; grupo radical islâmico reivindica ação. Ataques coordenados mataram pelo menos 86 pessoas e feriram mais de 250 em Mumbai (ex-Bombaim), centro financeiro da Índia, gerando pânico na cidade. Terroristas abriram fogo em sete locais, incluindo uma estação de trem e um hospital, e fizeram hóspedes de reféns em dois hotéis."

Não é mais respeitoso?

3 comentários:

sunny disse...

Qdo vi a chamada achei estranho e, juro, fui até procurar no mapa,pois tinha certeza da mudança do nome. The Glo*be tem correspondente na India, a nossa Florencia Costa, ex-Política do JB. Será que ela não avisou? Tb quem manda ter uma editora como aquela?

mari disse...

mas nao deu tempo de ela mandar nada para a edicao de ontem. a diferença de horario é grande demais.

agora, o desrespeito é ao país e ao leitor. ao país porque tem direito de mudar o nome. ao leitor porque fica pensando que bombaim ainda vale.

sunny disse...

É, mas na edição de hoje, sexta, na correspondência, tá lá, Bombaim. Será q mudaram aqui para não passar recibo? Tudo indica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...