sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Debate dos vi*ces: Bi*den levou

***

Todos os analistas da CNN concordam: Joe Biden e Sarah Palin se saíram bem no debate, os dois foram além do esperado, mas Biden exceeded more. Não tenho dúvida disso. Depois de um início morno, ele usou as armas dela: foi insistente, foi emocional, foi agressivo sem ser ofensivo... ele se superou!

No dos presidentes, achei que o McCain ganhou, mas para os eleitores americanos ele perdeu porque foi mal-educado (vá saber por que os americanos se importam tanto com educação! Já nossos candidatos... cada um mais grosso!)

Biden se saiu muito bem, foi elegante, respeitou a Palin, apresentou as idéias sem ofendê-la. Mas matou a pau em política externa, saiu-se muito bem na economia e martelou o governo Bush-Cheney, com o qual McCain queira ou não está. Biden mostrou isso: Palin é Bush, por mais que negue.

Ela não. As coisas decoradas ela mandava bem, nas respostas não-ensaiadas gaguejava ou falava besteira: disse por exemplo que não deixaria de cumprir promessa alguma por causa da crise, já que em "apenas" cinco semanas de chapa não deu para fazer promessas. Foi mal! Um eleitor indeciso disse à CNN que isso deixou claro que ela caiu de pára-quedas na campanha. E soltou dezenas de "nucular weapon" (ela é incapaz de dizer "nuclear"; a ignorãncia dela reaparecia nessas horas). Quando foi feita uma pergunta reversa ao Biden na questão do casamento gay, ela entendeu mal e rebateu que ambos pensavam igual. Burra mesmo. A platéia até murmurou, espantada.

Além de tudo, Biden foi um cavalheiro. Estava perdendo o debate no iniciozinho, tamanho o respeito que demonstrava. Mas depois, sem perder a elegância, foi mais incisivo. Ela não. Ficou rindo dele, e isso foi feio.

Bem, a ver o que muda. Debatedor, Biden é melhor do que Obama. E tem novo debate presidencial na terça. Vou tentar comprar um calmante!

Observação: Fui ler a transcrição do debate no site da CNN e acho que errei no meu entendimento (a burra mesmo sou eu!!!). Biden disse que ele e Obama são a favor de casais gays, mas contrários ao casamento gay. Digo "acho" porque ele defendeu os mesmos "direitos civis" para casais hetero ou homo. Seria contrário apenas a uma redefinição constitucional de casamento como coisa de homem e mulher. Confesso que fiquei intrigada. Não é estranho? Devem ter os mesmos direitos, mas redefinir na Constituição não pode... A platéia deve ter então murmurado de espanto pelo conservadorismo do Biden. Qual o problema de mudar na Constituição???

Ah, quer saber? É tudo uma questão de tempo.

***

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...