quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quanta criancice!

Raul abraça Hugo, mas sonha com Barack, que Evo quer retaliar. Ainda bem que o Luiz Inácio pensa...

Lula rejeita retirar embaixadores dos EUA por fim de embargo a Cuba

Folha Online/Efe, na Costa do Sauípe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que a América Latina deve dar ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, a oportunidade de desenhar a própria política para a região, antes de adotar represálias. "Eu sou mais cauteloso do que o Evo Morales", disse Lula no encerramento da 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe, que aconteceu entre terça-feira (16) e esta quarta, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Horas antes, Morales havia conclamado os países latino-americanos e caribenhos a estipular um prazo para a retirada do embargo americano contra Cuba e, em caso de recusa, encerrar as relações diplomáticas com a potência. Para Lula, no entanto, é necessário "ter prudência e democracia" e esperar que Obama desenhe sua política para, daí, "aprová-la ou criticá-la".

Lula disse que também vai observar como Obama agirá com o Oriente Médio. "Depois, vamos saber o que se passa com o muro que eles estão construindo no México". Para o presidente, há esperanças de que Obama mude a política de Washington porque "não é possível que os EUA não se dêem conta de que a América Latina mudou, que acabou a luta armada -- e que todos os que pensavam em chegar ao poder pela luta armada, salvo as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), já chegaram ao poder".

Mesmo contrário à pressão proposta por Morales, Lula reforçou as críticas ao embargo a Cuba e classificou a medida de ato de "malcriados". (Continua aqui)

2 comentários:

Anônimo disse...

O melhor do encontro foi a proposta cubana de enviar aos EUA os dissidentes cubanos presos, mulheres, filhos, sogras, cachorros e papagaios em troca dos cinco agentes condenados à prisão perpétua. Os americanos correram da raia. Cubano nos EUA, preso, pode! Mas em liberdade?!?!?

sunny disse...

Confesso que me emocionei com a foto de hoje no PiGGlobo: o Lula cercado pelo coral do palácio. Reparem bem nas caras, inclusive na do presidente. Ele parecia tão feliz!
Tb mato quem falr nos 80% de popularidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...