quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Já vi filme parecido. Como será o fim deste?

The Nation acha que a nomeação mais indicativa dos rumos do governo Barack Obama seria a do Depto. de Agricultura (USDA), que o autor do artigo A Cautious Farm and Food Pick (John Nichols) pensa até que deveria ter outro nome. "Desde que Abraham Lincoln transformou o que era uma subdivisão do Escritório de Patentes em seção do Departamento do Interior e depois numa agência federal independente que esse departamento tem sido muito mais do que só da agricultura. E isso mais ainda hoje, em que o órgão lida com tudo, de segurança alimentar e expansão da agricultura orgânica a desenvolvimento rural, programas de alimentação e nutrição em áreas urbanas e ajuda ao exterior".

O USDA é peça-chave na política de energia tanto pelo crescimento dos biocombustíveis quanto pelos programas de energia renovável e de eficiência energética. Seu Serviço de Florestas administra 777 mil quilômetros quadrados de florestas e savanas nacionais.

Infelizmente, a nomeação do ex-governador de Iowa Tom Vilsack (à esquerda na foto) não foi boa, diz Nichols. Nesse "estado-fazenda" ele precisou se envolver em questões agrícolas, e não se saiu bem. Ativistas da agricultura familiar, do comércio justo e dos alimentos orgânicos ficaram desapontados pelas decisões que tomou. A Organic Consumers Association declarou: "Vilsack tem reputação de ser amigo de gigantes biotecnológicas do agronegócio como a Monsanto".

"Obama poderia ter feito melhor, muito melhor".

***
"Green Dream Team", um time verde dos sonhos, é como os ambientalistas estão chamando a equipe que vai cuidar de ambiente no governo. Stephen Chu, secretário de Energia, que vai lidar mais com armas nucleares do que com energia; Carol Browner, assistente especial do presidente, que coordenará as políticas energética e de mudanças climáticas; Lisa Jackson, da EPA (agência de proteção ambiental ultimamente entregue aos interesses das corporações), fora Ken Salazar, secretário do Interior, do Colorado (à direita na foto, escolha que os ambientalistas também reprovam), Bill Richardson, secretário de Comércio, e Hillary Clinton, de Estado... todos eles lidarão com meio ambiente.

Mas há tantos senões... (Ver alguns aqui.) Sei não...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...