segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Desânimo: os secretários do Paes

Essa lista saiu no Globo de domingo (28/12). Na minha humirde, esse secretariado é uma mistura de neoliberais decadentes, populistas obsoletos e esquerdistas malogrados.

Cláudia Costin secretária de Educação? Há algo mais arcaico do que Cláudia Costin? O que credencia esta criatura para a Educação? E Jandira Feghali? Por que secretária de Cultura? Porque frequenta samba e pagode? Me desculpem, mas a Jandira topa qualquer negócio. Em Niterói era secretária de Ciência e Tecnologia (???), agora, de Cultura. Para a Saúde, que é a área dela, nunca rola convite. Por que será? E observem como tem gente que atuou no Pan! Eduardo Paes deve achar que aquela roubalheira foi um sucesso de gerenciamento ou governança, sei lá.

Secretariado muito preocupante. A área do poder (Fazenda etc.), neoliberal, vai como sempre jantar a área social, como sempre entregue a essa esquerda inoperante, enquanto a corrupção comerá solta nas pastas doadas a populistas c0nhecidos de outros carnavais. Uma Prefeitura para esquecer. Antes da posse.

Os secretários:

*CHEFIA DO GABINETE
Pedro Paulo Carvalho, 36 anos. O deputado estadual, amigo e fiel escudeiro de Paes, deve ser o homem forte do governo.

*ORDEM PÚBLICA Rodrigo Bethlem, 37 anos. Como Paes, foi subprefeito de Cesar Maia e comandará uma supersecretaria. Terá sob sua responsabilidade a Guarda Municipal, as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização, a Divisão de Feiras-Livres e estacionamentos.

*FAZENDA Eduarda La Rocque, 39 anos. Economista, tem como desafio elevar a arrecadação do município sem aumentar impostos.

*EDUCAÇÃO Cláudia Costin foi ministra da Administração Pública do governo Fernando Henrique Cardoso. Ultimamente, era vice-presidente da Fundação Victor Civita. De 2003 a 2005, foi secretária de Cultura de São Paulo, na gestão de Geraldo Alckmin.

*SAÚDE Hans Fernando Rocha Dohmann, 43 anos. O cardiologista foi diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e superintendente de atenção especializada em gestão tecnológica da Secretária estadual de Saúde. No fim do governo Rosinha Garotinho, dirigiu o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá.

*OBRAS Luiz Antônio Guaraná, vereador, foi, como Paes, subprefeito da Barra. Tem ainda a tarefa de preparar a cidade para as chuvas.

*URBANISMO Sérgio Moreira Dias, 61 anos. O engenheiro é autor dos projetos Rio Orla e Eco Orla, do Pontal e da Vila do Pan.

*ADMINISTRAÇÃO
Paulo Jobim Filho foi ministro do Trabalho e Emprego do governo Fernando Henrique e professor da UnB.

*TRANSPORTES O engenheiro Alexandre Sansão, de 38 anos, foi gerente de Informações de Tráfego da CET-Rio e tinha sob seu controle o monitoramento do volume de tráfego, dos acidentes de trânsito, dos pontos críticos e das intervenções. Está há 12 anos na prefeitura, onde entrou por concurso público.

*CULTURA Jandira Feghali, de 51 anos, médica e ex-deputada federal, perdeu a disputa pela prefeitura e cuidará agora da pasta, que absorverá as atribuições da Secretaria Extraordinária de Promoção, Defesa, Desenvolvimento e Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural.

*TRABALHO Augusto Ribeiro, de 39 anos, é administrador de empresas e advogado. Foi indicado pelo ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi.

*PESSOA COM DEFICIÊNCIA Márcio Pacheco, de 33 anos, é vereador e cantor de música gospel com 11 CDs gravados. Reeleito para um segundo mandato é ligado ao movimento carismático da Igreja Católica.

*ESPORTES E LAZER Francisco Manoel de Carvalho, de 54 anos, o Chiquinho da Mangueira, é deputado estadual. Foi secretário de Esportes do estado por sete anos, nos governos Anthony e Rosinha Garotinho. Ele estava no cargo em 2003, quando o então comandante do 4º BPM (Méier), Erir Ribeiro, o acusou de ter pedido uma trégua no combate ao tráfico de drogas na Mangueira. Chiquinho, que chegou a ser investigado mas nada ficou provado contra ele, alegou na época que para evitar que crianças fossem feridas por balas perdidas pedira apenas que as blitzes não fossem realizadas nos horários de entrada e saída das escolas.

*TURISMO Antonio Pedro Figueira de Mello, de 34 anos, foi tesoureiro de campanha de Paes e subsecretário estadual de Turismo até junho deste ano.

*HABITAÇÃO O deputado federal Jorge Bittar integra a cota do PT no governo.

*DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Marcelo Henrique da Costa, de 42 anos, é psicólogo. Ele forma, junto com Bittar, a cota do PT na próxima administração. Foi assessor direto de Benedita da Silva quando ela assumiu o governo do estado. É diretor-geral da Escola do Legislativo da Alerj.

*ASSISTÊNCIA SOCIAL Fernando William trabalhou na coordenação da campanha de Paes. Foi secretário de Ação Social no governo Rosinha e, no ano passado, subsecretário estadual de Habitação do governo Sérgio Cabral.

*MEIO AMBIENTE O vice-prefeito Carlos Alberto Muniz, de 64 anos, é secretário regional do PMDB. É economista e funcionário de carreira da Feema, órgão que presidiu de 1987 a 1990. Foi também presidente da Serla em 1997. Hoje está lotado na Alerj.

*COPA DE 2014 E CANDIDATURA RIO 2016 Ruy Cezar, de 62 anos, já fora nomeado para cargos nas três gestões de Cesar Maia. Foi secretário do Pan de 2007.

*ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA Cristiane Brasil, filha do deputado cassado Roberto Jefferson, comandou a Secretaria da Terceira Idade na segunda gestão de Cesar Maia.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Senhor tenha piedade de nós!

marel disse...

Até o demo já ajudaria...

mari disse...

Isso aí fui eu, mari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...