sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Abba, dance ou odeie (Mamma mia!)

Não sei quanto a vocês, mas eu odiava e adorava o Abba. Odiava de dia -- "palhaços alienados!" -- e adorava de noite: quando tocava nas festas, mergulhava de cabeça na pista. Eu e o mundo inteiro. Eles lideraram as paradas de meados dos anos 70, quando o planeta ardia em ditaduras, tortura, golpes e o diabo a quatro, até os 80, quando Reagan e Thatcher começaram a pôr em prática o que viria a ser o Consenso de Washington e o "fim do sonho". Penso agora que a música do Abba era o Prozac da época. Dava pra encarar o mundo se você fosse capaz de dançar até cair ao som de letras ingênuas sobre o amor. Como diz uma das baladas deles, ninguém vive sem um pouco de música e dança. Bem, talvez o Honecker...

Não me confundam, não sou abbaholic -- embora a-do-re outro grupo sueco, Roxette que, mesmo mais sério, não se pode negar, é herdeiro. Mas, como estou naquela idade das "lembranças", ando caidaça de gripe e gostei do treiler, resolvi baixar Mamma Mia!, botar no laptop do Marco e ver na cama. Como curti! Conta a história de uma mulher que prepara a festa de casamento da filha, para a qual convida duas amigas de juventude. A filha, por sua vez, convida os três homens que podem ser seu pai. As imagens são incríveis -- uma ilha grega de mar azul-turqueza --, tudo muito alegre e colorido, o passado revivido em torno das canções do Abba. Bom passatempo. É duro aturar o Pierce 007 Brosnan cantando, ok, mas Meryl Streep é caso à parte. Embora um tanto mais velha do que pediria o papel, mesmo com possíveis dublês e efeitos especiais, o esforço físico que essa mulher de 59 anos faz é de cair o queixo e ficar com vergonha da minha própria forma! Que saúde! E que voz!

Há pontos altos. Por exemplo, já nos créditos, os personagens com roupas típicas do Abba. Lembram do magnífico Priscilla, a rainha do deserto? Pois é, imaginem Colin Firth naqueles figurinos... Mas o ponto alto mesmo é a cena do Dancing queen. Benny Andersson in person faz os acordes inesquecíveis ao piano (acabo de ver na trivia do IMDB). Duvide-o-dó que você não tenha dançado isso pelo menos uma vez na vida! Dei back 3 vezes! Resolvi ir ao YouTube pra ver se tinha e... voilà!



Bom fim de semana a todos!

5 comentários:

mari disse...

EU CORTO RELAÇÕES COM VOCÊS TODOS SE NÃO CURTIREM OU NÃO CHAMAREM A FAMÍLIA PRA CURTIR ESSE VÍDEO!!!!!

Anônimo disse...

Botei nos meus favoritos!

Anônimo disse...

Cansei de dar replay!

mari disse...

que barato!!! é demais, né??? viva o abba!

sunny disse...

Não me xingue. Vi o video uma vez e não creio que a Babá tenha condições de curti-lo.
Monica baixou o filme e gravou o DVD, mas achei que era meio bobagem e ainda não vi. Agora vou ver pq adoro o Priscila, embora não consiga imaginar os gatões do Colin e do Pierce dando uma de Terence Stamp.
Qto ao Abba, era divertido, mas ainda prefiro a Gloria Gaynor. É bem mais dançante. OU a Rita Lee.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...