segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

É incurável, juro

Tem uma nota na coluna Gente Boa, "É coisa nossa", que lá pelas tantas diz assim: "(...) Na ocasião, será feita a entrega dos laptops para os professores até a quinta série e também para os alunos com melhor desempenho (...)".

Foi para o brejo a boa e velha combinação da preposição a com o artigo os, que gera "aos" professores e "aos" alunos. "Para os" não é errado, mas é horrível! Essa moda xexelenta tem origem clara: o medo da crase. Hoje no Ancelmo se lê que "Lula deu entrevista para a revista Piauí"... Meu deus... Compreende-se no caso da contração da preposição a com o artigo a, como em "entregar à professora ou à aluna", porque repórter, redator e colunista NÃO SABEM MESMO usar crase (as exceções são raríssimas!), e a saída é apelar à preposição "para". No masculino, porém, não há desculpa que salve!

Na mesma Gente Boa, outra nota nojenta. "(...) Nos anos 60, esqueceram de deixar alimentos para a ave (...)". Como é que é? "Alimentos para a ave"??? Que tal comida? E tome de "no último dia 24", "3,5 mil", "no próximo dia 2" e sei lá o que mais. Tenho asco desse português de tabelião. Não apenas me leva à interrupção imediata da leitura, como me faz concluir que, definitivamente, a ignorância virou um mal incurável.

2 comentários:

sunny disse...

O medo da crase não tem cura, como diria o credicard. O Joaquim era considerado um dos melhores textos do JB, mas a tal de Cleo...

Alis a manchete de hoje me deixou louca: decretar guerra? Só se for com o poder concedico pelos F qquer coisa americanos. No meu tempo era DECLARAR guerra, mas aí pega mal, né? A turma vítima do Holocausto dando uma de Hitler.

mari disse...

nossa, nem reparei na manchete! Fiquei tão irritada com "Lacerda ganha Portugal", como se fosse desmerecedor, que passei batida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...