quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O mais pobre entre os pobres


As TVs estrangeiras sempre enfatizam que o Haiti é o mais pobre país do mundo ocidental. Fui assuntar a lista de mais pobres e achei várias, do FMI ao Banco Mundial. A Wiki dá aqui três listas de pobreza segundo o PIB 2008, mas a mais completa parece ser mesmo a do site da C*I*A, o World Factbook. É minha bíblia para dados atualizados de países, embora alguns dados estejam desatualizados, hehe (imaginem o resto...). O curioso: nas três listas o Brasil é o nono país mais rico deste pobre planetinha perdido na enfumaçada periferia da Via Láctea, galáxia perdida num perdido quadrante do universo -- embora o valor do PIB de 2008 seja diferente nas três listas. Quem quiser coverter e calcular, o PIB Brasil 2008 foi de R$ 2,9 trilhões, e o per capita, R$ 15.240. Nem sei como consegui achar estes dados no IBGE, ô sitezinho de navegação enrolada!!!

Voltando à vaca fria, o país mais pobre do mundo segundo a C*I*A é Tokelau, um atol no litoral da Nova Zelândia. Na Wiki, clique na setinha da coluna GDP (PPP) $M pra ver a lista de baixo para cima, ou seja, do mais pobre para o mais rico. Há uma série de ilhas e um monte de países africanos mais pobres do que o Haiti, nem consigo imaginar. Pobreza desatada, vidas humanas com o mesmo valor de uma mosca. 

Achei um site que enumera os 10 países mais pobres do mundo: República do Congo lidera, seguida de Libéria, Zimbábue, Ilhas Salomão, Somália, Ilhas Comoros, Guiné-Bissau, República Centro-Africana, Níger e Etiópia, cuja foto escolhi porque a imagem é menos atroz.

Na lista da C*I*A, o Haiti é o país número 139...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...