sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Insensatez, insensatez


A mídia global e o neoliberalismo cético caíram em cima do IPCC por ter declarado no relatório 2007 que as geleiras do Himalaia estariam derretidas até 2035, segundo aponta artigo da New Scientist. OK, erraram! Tiraram a informação de uma entrevista e não confirmaram! Pisaram! Conhecendo quem os critica, não podiam de jeito nenhum escorregar assim! Mas e daí? Se a geleira derreter só em 2100 ou 2200, isso é menos sério? Cacilda, que povo burro!

Pena que não achei o vídeo da CNN mostrando o avanço do derretimento...

***

Presidente do IPCC pede desculpas por erro sobre geleiras do Himalaia


FRED PEARCE
da New Scientist

O principal líder do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) foi obrigado a pedir desculpas pela inclusão, no relatório de 2007, de que havia uma chance "muito alta" de que as geleiras desaparecessem do Himalaia em 2035.

Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, reconheceu na quarta-feira (20) que "os padrões claros e bem-estabelecidos de evidências apontam que procedimentos da IPCC não foram aplicados apropriadamente" quando a citação sobre o Himalaia foi inclusa nas 900 páginas de avaliação sobre os impactos da mudança climática.

No parágrafo da polêmica, lê-se: "Geleiras no Himalaia estão vazando mais rapidamente que qualquer outra parte do mundo e, se o padrão atual permanecer, a probabilidade de elas desaparecerem em 2035 e talvez antes disso é muito alta."

Leia a íntegra da matéria da Folha. Vale ler também o Guardian.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...