quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti e despreparo

Não quero ser sempre uma crítica fria de fatos quentes, mas não aguento, não dá pra deixar passar certas coisas.

Os dois fronteiriços (com todo o respeito aos fronteiriços) que comandam a Globonews no horário nobre da manhã foram, como sempre, indescritíveis, então nem compilei exemplos.

Mas a Leila Sterenberg? É a única boa apresentadora que sobrou no canal. Traduzia bem a fala ao vivo do Obama sobre o terremoto. Quando o presidente disse “quem quiser colaborar vá ao nosso site, whitehouse dot gov”, ela “tascou” um “vá ao nosso site, whitehouse ponto com”. Gente, esse site é um bordel online!!! Não é possível que uma veterana (cofundadora da Globonews) cometa tal gafe, não aceito! Imagine quanta gente não terá caído nesse site-bordel?

Na CBN, outra doidivanas disse – e olhe que achei maneiro ela dizer, ninguém estava informando isso! -- o nome por extenso da operação da ONU no Haiti, Missão das Nações Unidas pela estabilização do Haiti, cuja sigla em francês é Minustah (Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti), e tascou: “chamada de Minustah...” Não dá, né? Rimos muito no carro, o Marco e eu, comentando que é um “apelido carinhoso” dado à missão pelos “mais íntimos”.

E haja perguntas idiotas a autoridades e especialistas! O Celso Amorim sofreu com perguntas fora da área dele, embora eu até ache que àquela altura, 22 horas após o terremoto, já houvesse tempo para que um funcionário generalista agregasse respostas de todas as áreas envolvidas, a militar, a diplomática e a social, e assessorasse o ministro. Enfim, ele preferiu ir de coração aberto à coletiva...

Outra falha gritante da CBN veio com Adalberto Piotto, o âncora da tarde, ao falar sobre Zilda Arns que, por mais beata que fosse, era sanitarista e honrava seu juramento de médica. Piotto disse que a “multimistura da Pastoral da Criança salvou a vida de milhões por combater a desnutrição”, mas até as pedras da rua sabem que o que salvou esses milhões de vidas foi o soro caseiro, que detonou a desidratação provocada pela diarreia. A diarreia era e ainda é a maior causa de morte dos nossos bebês.

E por aí vai. Depois conto uma história legal da Zilda.


Nem na Fox News a gente vê essa desinformação. Os caras são de direita, mas não são despreparados. O despreparo deforma o jornalismo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...