sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A favor da política da pelada

O querido Luis Nassif, que tem um blog maravilhoso para que se ouçam muitas vozes, tem dado voz a uma turma rouca, obsoleta, que se recusa a avançar com o conjunto da sociedade. Aí Marco Aurélio (o meu filho, não o ministro do STF) postou o seguinte:

***
Caro Nassif,
Aqui no seu blog, que é, sem dúvida, um espaço referência de democracia na internet brasileira, aprendi, dentre outras muitas coisas, a evitar as generalizações. Pois tenho identificado o uso recorrente desse recurso em relação ao que se convencionou chamar de "politicamente correto".
Politicamente correto é algo livre de conteúdo ofensivo, a minorias discriminadas, principalmente. Não há nada de errado nisso! 
Está-se incorrendo na confusão sistemática de "politicamente correto" com "moralismo". Quem acusa o politicamente correto de tornar o mundo mais chato nega-se a considerar a relação de troca em que você pode perder em humor (do tipo que depende de algum preconceito pra existir), mas ganha em harmonia social.
Em pelada, como não há juiz, só há uma forma de evitar confusão generalizada: pediu falta, é falta! Quem decide se houve a falta é quem a sofre. Pois tem que ser meio assim. Se alguém se sentiu ofendido a ponto de reclamar, é porque houve ofensa! Tem que levar em consideração a opinião do ofendido. Alguém vai se ofender sem razão? Pode ser, mas vai ser o ponto fora da curva. Igual na pelada.
"Ah, é chato", pode ser, mas mudar é chato. Ninguém gosta. Eu tô disposto a me chatear um pouco pra ver menos "mayaras petrusos" e "luiz carlos prates" no futuro. Porque eles estão diminuindo, e vão continuar a diminuir, se a gente se dispuser a mudar. Mesmo que seja "chato".
Marco Nascimento,
a favor da política da pelada

7 comentários:

Gilberto Scofield Jr. disse...

Adorei

mari disse...

me too!

Marcos disse...

E digo mais: bola estourada é da defesa.

Anônimo disse...

Muito bom.

Pagu

mari disse...

Marco há de amar o comentário do Marcos!

mari disse...

Que maravilha o blog do Marcos (http://almanaque.wordpress.com/)... o post dos gugleiros é hilariante! Só dá maluco nessas pesquisas!

marel disse...

Estourada é da defesa, sem discussão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...