segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Abaixo a ritalina e a escola burra!

"Bebam" este vídeo. Para variar, indicação do Marco Aurélio (o meu filho, não o ministro). Ia traduzir (uma coisa simples, agora que descobri este site), mas um companheiro do blog Saúde com Dilma avisou que já traduziram! O dono desta voz espetacular e desta dicção maravilhosa é Sir Ken Robinson, premiado especialista britânico em educação da RSA, Royal Society for the encouragement of Arts, sociedade real de incentivo às artes que tem como slogan "Iluminismo do século 21"! Eles têm várias animações como esta, todas encantadoras, já vistas por mais de 15 milhões de pessoas! Na noite de domingo o vídeo abaixo já estava no acesso nº 2.355.210, acreditam?

No site deles lê-se: "À luz dos novos desafios e oportunidades para a raça humana, a RSA pretende desenvolver e promover novas formas de pensar sobre a realização humana e o progresso social. Fazemos isso oferecendo uma plataforma de ideias e debatesum programa de pesquisa e desenvolvimento inovador e as atividades de nossa irmandade de 27 mil integrantes. Ao combinar liderança, engajamento social e poderosas formas de colaboração, a RSA pode dar contribuição vital e única à capacidade cívica". Bom, hein? Os caras falam o tempo todo de justiça e progresso social. Se temos de copiar alguma coisa dos gringos é isso!


Aproveitem! (Para ver no Youtube clique 2 vezes; para que a legenda apareça clique no quadradinho "CC".)

3 comentários:

Vera Silva disse...

O problema não é a ritalina. É a mistura
(1) do que Ken Robinson afirma
(2) com diagnóstico errado, seja pelo profissional de saúde seja pelo professor/pedagogo
(3) e com o desinteresse dos pais pela aprendizagem dos filhos.
Trabalhei durante mais de 30 anos com problemas de aprendizagem. Eram freqüentes meus contatos com profissionais de saúde e sempre trabalhei em estreita relação com os professores e pais dos aprendizes.
Na maioria dos casos não se usava ritalina ou remédios. O tratamento era clínico, incluindo orientação à família e/ou professores.
No final do século vinte, os problemas das crianças aumentaram e cada vez ficou mais difícil lidar com a escola - pelo que Ken discute - e com profissionais que tem dificuldade para perceber "a causa política" da maioria dos distúrbios de atenção: a desativação do que chamamos ensinar a pensar.
O bom profissional não receita ritalina "a torto e a direito". Os problemas de atenção e de aprendizagem tem múltiplas origens. Apenas uma deles é o TDAHI.

Anônimo disse...

Muito bom Marinilda e tb a Vera Silva


Pagu

mari disse...

Ocorre que há, sim, uma epidemia de medicalização por ritalina. É fato. Conclui-se então que a maioria dos profissionais de hoje não é confiável. Não tenho a menor dúvida disso. Escolas de bosta com professores mal pagos se queixam aos pais, estes recorrem aos tais "profissionais" e pronto, a criança toma seu sossega-leão. Vergonha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...