terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Pelada": esse filme eu queria ter feito

Acabo de assistir a um documentário interessantíssimo no Discovery: Pelada, de um casal de jogadores de futebol universitário louco por bola. Embora até bons -- ela achava que seria a melhor jogadora do mundo --, não conseguiram chegar ao nível profissional.

Contrariando a família, juntaram dinheiro, largaram tudo e saíram pelo mundo para filmar... pelada. Eles não queriam filmar o Barcelona ou o Chelsea, apenas peladas, gente jogando "em troca de nada, só por jogar".

O filme é de um bucolismo emocionante. A primeira parada deles é. claro, no Rio. Peladas na praia, na rua, no campinho furreco. E do Brasil partiram pra Bolívia, depois pra África, e daí à China -- onde filmaram uns moleques bons de malabarismo. "Se perdermos aqui, onde achávamos que seríamos bons, não ganharemos em lugar algum...", comentaram eles. Os comentários são deliciosos. Num campinho em Jerusalém onde árabes e judeus disputam suas peladas em meio a muita briga, a reflexão dela é de uma sinceridade dolorida: "Não tenho nada de inteligente a dizer sobre a força do futebol promovendo a paz, porque isso não vai acontecer aqui. Eles não jogam futebol, eles jogam uns contra os outros".

O trecho final é no Irã. Em toda parte eles pedem para entrar nas partidas, e quase sempre conseguem. E no Irã ela até participou de uma pelada de homens, vestida da cabeça aos pés. Jogou bem a danadinha, driblou, fez tabela, deu passe, peladeira boa, elogiada pelos iranianos. Felizes, estavam para ir embora quando souberam que foram "denunciados ao governo". Os funcionários perguntaram sobre o filme, sobre as peladas que viram pelo mundo, o papo ficou agradável e acabou tudo bem. Sim, às vezes o futebol promove a paz.

Ah, o casal é americano, Luke e Gwen. Por essa você não esperava, hein? Veja trailers aqui.

***
Só o futebol mesmo pra me distrair do desgosto que me deu a fala do general.

3 comentários:

Vera Silva disse...

Adorei os trailers.
Vou ficar de olho para ver se passam de novo.

mari disse...

com certeza passarao sim. vou assuntar e avisar!

sunny disse...

O Old (4 minutos) é bem melhor que o editado. Avise qdo passar de novo. Quero assistir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...