sábado, 10 de julho de 2010

Minha Copa 2010

Vou me meter a apontar melhores e piores entre ESPNs, Sportv e Band aberta (os canais que vi nesta Copa). Desculpem se ofendo alguém mas, como prega a ESPN, precisava dar nome aos bois. Teve muita coisa ruim nesta copa, dentro e fora dos campos, mas no balanço geral eu adorei.

***
* Melhor em tudo
José Trajano, da ESPN Brasil: pensa melhor, opina melhor, lembra melhor, faz graça melhor, até dança e canta melhor! Se fica P. da vida de vez em quando é porque tem fã de esporte mala demais.

* Melhor programa de debate
Fora de Jogo (ESPN); a melhor formação teve João Carlos Albuquerque, Leonardo Bertozzi, Lúcio de Castro (foto), Alexandre Oliveira e Gian Oddi.

* Melhor apresentador
João Carlos Albuquerque (ESPN Brasil): o mau humor mais divertido do mundo!

* Apresentador mais antenado
Marcelo Barreto (Sportv), que todos acham a cara do Didi Mocó. Tem cultura geral e um humor, um espírito crítico de alfinete. Isso faz uma tremenda diferença. Além de tudo, virou chefe mas não parece deslumbrado. Meteu pau na CBF, na Fifa, não quis saber, e pegava no pé dos colegas desinformados.

* Programa-revelação
O papo de botequim do Sérgio Maurício (Sportv). O primeiro, então, foi uma delícia. Não consegui foto porque o site é duro de cintura!
CASSADO! Puxou o maior saco da Globo no programa final!

* Melhor reportagem
A final do rúgbi logo antes da copa (ESPNb)

* Melhor reportagem # 2
Os bonecos críticos da copa na TV sul-africana (ESPNb) Até então eu achava que a copa era só aplausos dos sul-africanos

* Melhor reportagem # 3
* A orquestra de vuvuzelas (ESPNb). Perdi a raiva da bicha!

* O furo da copa
André Kfouri (ESPNb) sobre a rejeição do Morumbi

* O furo da copa # 2
O depósito de pobres, desvalidos e imigrantes (Sportv; a ESPNb fez também, mas dias depois). Não gravei o nome do repórter e não achei no site deles.

* Melhor dupla narrador/comentarista
Milton Leite (foto) e Maurício Noriega (Sportv). Fiquei feliz em saber que estarão na final da copa amanhã. Merecem! Já desconfiava ao ver Luís Carlos Jr. narrando o jogo de sábado. Fiquei, é claro, com Rogério Vaughan e Paulo Calçade da ESPNb.

* Melhor crônica de um jogo
Bruno "meu deus!" Cortes, do Sportv, do jogaaaaço Uruguai 2 x 3 Holanda. Texto e leitura de arrepiar, exatamente como o jogo! Se reprisassem 500 vezes eu veria. Vi umas 5!



* Melhor diversão
Dia de Craque no Soweto, com Edu Elias (ESPN Brasil).

* Melhor diversão # 2
O choro da Jabulani (ESPNb), crônica na voz de Ary Aguiar após os jogos mostrando as pisadas de bola dos jogadores, que custaram a se entender com a danada.



* Melhor bronca
A de Juca Kfouri (ESPNb) no beato Kaká.

* Melhor analista
Paulo Vinícius Coelho (ESPNb). Nunca vi ninguém usar tão bem os números para avaliar times e jogos; e olha que qualquer um tinha acesso aos números no site da Fifa.

* Melhor discussão
No Seleção Sportv, sobre o volante Xavi; André Rizek fazia uma baita confusão quanto a Xavi (foto) ser ou não volante, coisa que ele de fato é, quando o Marcelo Barreto disse: “André, sabe que um amigo meu se irrita porque você confunde isso?”, ou algo assim. Muito bom debate, adoro esse tipo de discussão. O mais interessante é que dias depois o Fernando Calazans, lá no Linha de Passe da ESPNb, clareou: “Os europeus estão jogando há tempos com volantes habilidosos”. E há muito tempo mesmo, basta ver os campeonatos espanhol e inglês!!! Viu, seu Dunga???!!!

* Melhor resposta de um jogador (o espanhol Marchena) a uma pergunta imbecil (sobre a previsão do polvo Paul, de vitória da Espanha)
Marchena: “Bueno, es um pulpo…”

* Melhores sites
Fifa (bom demais!), ESPN Brasil (você acha tudo o que procura) e Lance! (muita informação também!).

* Pior entrevista
Ricardo Teixeira ao Sportv.

* Pior entrevistador
Galvão Bueno

* Pior comentarista
Neto (Band)

* Os 5 maiores malas
Mala # 1: Maradona, o palhaço da copa: mala # 2: Renato Maurício Prado, o rei da barriga e da intimidade com cartolas; mala # 3: André Rizek (foto), o menininho dono da bola que joga pouco e faz beicinho se criticado; mala # 4: o famoso quem parceiro da Vanessa Riche no Tá na Área África (não sei o nome do rapaz e o site deles não informa); mala # 5: PC Vasconcelos, o rei do óbvio ululante. Tirando o Maradona, todos do Sportv, sorry.

* Pior novidade
Passaporte Sportv -- como eu já esperava, permanente platitude.

* Pior vício de linguagem
“Assim” no meio da frase (antes foi o "quer dizer", que virou vírgula; agora é o "assim"! Controle isso aí, pessoal, especialmente no Fora de Jogo! Tá insuportável!).

* Pior vício de linguagem # 2
“Então” no início do raciocínio.

* Piores momentos do Sportv
Foram muitos: os frequentes amuos do Rizek no Seleção Sportv -- estragava o programa o tempo todo; os gritos do Luís Carlos Jr., sempre duas oitavas acima do necessário.

* Piores momentos da ESPN
Também vários: a obsessão escatológica com Joaquim Löw; a fixação pornô com a Larissa Riquelme, como se a audiência fosse apenas de homens. Se ao menos contrabalançasse com jogadores semipelados… (o feioso Puyol com a rainha não valeu!); por fim, a solidariedade geral ao Alex Escobar, que até pode ser um bom cara, mas estava na coletiva falando alto ao celular ("a Globo muda as pessoas", me disse alguém). Além disso, Dunga sempre tratou mal a ESPNb, e jamais ninguém saiu em sua defesa.

* Pior conjunto da obra
Globo (não vi um minuto sequer da copa na Globo, mas a confusão que provocou foi o bastante).

* Pior em tudo
Ricardo Teixeira, da CBF. Deu entrevista exclusiva quando o país inteiro esperava satisfações numa ampla coletiva; promoveu a festa mais ridícula e mentirosa da história dos eventos periódicos, na qual mostrou o Brasil como um país de brancos.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal essa lista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...