quinta-feira, 1 de julho de 2010

L'ottavo re di Roma

A Folha força: "Falcão diz que voltará a ser treinador e endossa crítica de Cruyff ao Brasil"

"Uma das características que agradam ao Cruyff é essa [futebol bonito e ofensivo]. Quem está fazendo isso no mundo? Talvez a Argentina esteja com um futebol mais alegre, e a Holanda com um time com três atacantes e dois deles jogando mais abertos. Nós temos uma saída rápida, mas não um time solto", falou Falcão.

Na matéria, Falcão, sempre elegante, não é bobão como o Cruyff que, como disse o Calçade na ESPNb, assumiu o papel de ombudsman do futebol e virou um chato. Mas essa fala do Falcão me encucou. Algum jogo da Argentina foi "alegre"? Ah, pelamordedeus, essa obsessão já passou dos limites. O time é tenso, luta para fazer gol, Messi está com o pé travado (parece o Ronaldinho em 2006), angustiado pra marcar, apesar dos pernas de pau que enfrentou!

Não estou elogiando o Brasil de Dunga, longe disso. Vi muitos gols bonitos na copa, mas o único que me pareceu puro futebol-arte foi o do Robinho [desça a página, é o terceiro vídeo deste link], um chute incrível depois de jogada primorosa do Ramires (ah, também gostei do primeiro do Luís Fabiano após passe lindo de Kaká). Foram momentos "alegres" de um time triste.

Para mim, se há um time "alegre" nesta copa é o da Alemanha. E justamente isso pode ser sua perdição amanhã. Claro, eu nada entendo de futebol e nunca consigo ver os mesmos jogos que esses reis de Roma e d'alhures.

2 comentários:

Luciano disse...

Amiga Marinalda, seu blog está demais. Depois que conheci não consigo parar de vir aqui e ler e comentar.
...
Você leu o que saiu poucos dias atrás (na Folha mesmo) sobre a "guerra" Dunga x Falcão?

(...) Dunga (...) ganhou força para perseguir seus desafetos, inclusive na Globo. O ápice da disputa aconteceu quando *pediu a demissão de Mário Jorge Guimarães*, um dos principais profissionais da emissora até então na cobertura da seleção. Guimarães acabou deixando suas funções na Globo e assumiu um cargo executivo no Sportv, canal esportivo por assinatura da empresa. (...) Falcão, um dos principais comentaristas da emissora, é outro profissional da Globo na lista negra do técnico.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/760540-dunga-tem-aprovacao-recorde-da-torcida-brasileira-diz-datafolha.shtml

...

Ou seja, amiga Marinalda, fica claro aí que o Sr. Dunga jogou pesado (e sujo) com o Falcão.

Pedir a cabeça de um coleguinha só porque ele criticou a maneira de jogar bola? Meus deuses, que sujeitinho podre!

...

Por isso concordo com o Falcão. E torço para ele dar a melhor resposta: será mesmo quando o Falcão montar um timaço que jogue pra frente e ganhe muitos títulos!

...

Muito melhor, diga-se, que essa geração de técnicos medrosos que ganham títulos horrorosos com seus times na retranca (Parreira em 1994, Muricy no tri do São Paulo, Mourinho com aquele ferrolho abjeto, etc etc etc!)

...

Eu pessoalmente achei os jogos da Argentina *bem melhores* que os jogos do Brasil nessa Copa. se você pegar um jogo só do Messi, ele sozinho driblou mais que a seleção brasileira inteira em 4 jogos de Copa.

...

Dá uma pena de ver o Robinho perdido no meio desses pernas de pau. Ele tá até virando evangélico, cruz-credo, sai coisa ruim!

...

Concordo que o time mais alegre dessa Copa é a Alemanha. Jogam muito esses moleques! São a vingança divina dos deuses da bola! Não levou o Ganso? Então a gente coloca o OZIL CORUJA na Copa! Se perder, faz parte! Se ganhar, vai ser show! Ozil é gênio, joga dez vezes mais do que o Kaká jamais jogou (ou vai jogar)! É craque e não é egoísta como o Kaká, joga para o time! É da mesma estirpe que o Ronaldinho (boicotado na Copa 2006), o Ganso, o Zidane e o Riquelme. Um insano da bola!
...

mari disse...

Sabia que essa derrota do Brasil nem me deixou triste? Só estou P. da vida, e assim mesmo nem tanto quanto em 2006.

82 me calejou. Depois do que chorei ali jurei que nunca mais me importaria com o desempenho do Brasil em Copa do Mundo. Em 86 chorei de novo, mas menos. Em 90 caguei e andei, em 94 vibrei muito: adorei Romário e Bebeto, lutaram muito e fizeram belos gols, belos e geniais dribles, vc é que não se lembra. 98 estava lavando louça a partir do primeiro gol da França. Em 2002 fiquei contentinha com a vitória e em 2006 não tava nem aí.

Hoje fui lavar louça com 5 minutos do segundo tempo. Tava na cara que o Brasil ia levar gol. Não sei como não levou no primeiro. Só jogamos 15 minutos do primeiro tempo. Técnico não é tudo, ou melhor, não é nada, mas time sem técnico não tem alternativas táticas para cada adversário. Aí culpa Robinho, Kaká, Felipe Melo ou Júlio César. Não, eles voltaram do vestiário sem esquema algum. Devem ter ouvido aquele blablablá de "vamulá, putada, com deus, família e propriedade", os valores de Dunga (os de Maradona devem ser "vamulá, putada, com fidel, garra e amor". Isso não dá.

Mourinho fez ferrolho? Pois depois que o Barça caiu torci por eles. Não tinha as estrelas do Barça mas tinha esquema tático. Quisera eu tivéssemos um Mourinho no Brasil.

Estou com a cabeça fria e acho bom esse time sem esquema e sem brilho não ir em frente. Vou torcer pela Alemanha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...