domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Segunda Guerra não acabou

Estreia em março na HBO The Pacific, dos mesmos realizadores de Band of Brothers (2001), uma das melhores minisséries de todos os tempos e, segundo li, o mais vendido DVD de TV da história. Vejo toda vez que passa. A partir de quarta, por sinal, BoB reestreia no Max Prime (canal 76 da Net), às 23h. Antes, porém, às 21h30, teremos o sensacional documentário We Stand Alone Together (2001), com os velhinhos sobreviventes da Easy Company, companhia de paraquedistas que comeu o pão que o diabo amassou na Europa ocupada pelos nazistas, filmagens de época e tomadas nos locais de combate. É muito emocionante (o título do documentário, aliás, dá nome ao episódio 5 de Band of Brothers). Eisenhower decidiu, pela primeira vez na história das forças armadas americanas, condecorar por heroísmo uma companhia inteira. Quisera eu ver filmes e séries sobre nossos pracinhas, que também foram heroicos, e sem o treinamento da Easy Company.

Estou ansiosa por The Pacific. Vejo o que quer que apareça diante dos meus olhos sobre essa guerra. Até hoje acompanho Combate, no TCM, visto e revisto mil vezes. E parece que Tom Hanks e Steven Spielberg também são assim. Desde que fizeram O resgate do soldado Ryan, em 1998, nunca mais se desligaram da mais terrível das guerras, produzindo os títulos que cito aqui e outros. Spielberg já tinha feito a Lista de Schindler (1993). Hanks patrocina o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial em New Orleans.

Essa expressão, "band of brothers", vem de Henry V, de Shakespeare. Aparece num discurso do rei antes da batalha de Agincourt (1415), na Guerra dos Cem Anos:

And Crispin Crispian shall ne'er go by,
From this day to the ending of the world,
But we in it shall be remembered-
We few, we happy few, we band of brothers;
For he to-day that sheds his blood with me
Shall be my brother

Para Alberto Dines, a Segunda Guerra não acabou. Em outra postejada pretendo explicar o porquê e falar da obra-prima que o Observatório da Imprensa na TV produziu: 70 anos da 2a Guerra Mundial. São 4 episódios: A mídia vai à guerra; Hollywood de uniforme; O Brasil e a tentação totalitária e Refugiados no país do futuro. Meus amigos, é demais!

2 comentários:

Gajó Ulup disse...

Passou um filme, se não me engano no maxprime, chamado "Noites Calmas". É a história de um grupo de combatentes americanos na Alsácia, fronteira franco-alemã, que encontram um grupo de nazis que não estão a fim de combater e propõem uma armação para evitar o confronto. Deve ter reprise. Não é um grande filme mas vale a pena ver pela abordagem original das implicações da guerra e da paz.

mari disse...

vi há muitos anos, boa dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...