quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

História arrepiante!



Página 12 (com Redação Carta Maior)

A Associação das Avós da Praça de Maio apresentou nesta terça-feira (23) numa coletiva de imprensa todos os detalhes que permitiram recuperar o neto 101, que durante mais de 30 anos foi privado de sua identidade por seus apropriadores. Francisco Madariaga Quintela é filho de Silvia Mónica Quintela, sequestrada e assassinada no centro clandestino de detenção Campo de Maio. Seu pai, Abel Pedro Madariaga, conseguiu sobreviver e, depois de voltar do exílio, uniu-se à Associação das Avós para iniciar pessoalmente a busca de seu filho, no que constitui um caso inédito neste tipo de investigação. Enquanto isso, o responsável pela "adoção", o capitão aposentado e ex-carapintada Victor Alejandro Gallo, foi detido na sexta-feira.

Continua aqui, na Carta Maior.

Embora sem destaque, o Clarín deu a notícia em matéria grande e detalhada, apesar do caso cabeludo com sua proprietária, Ernestina Herrera de Noble, presa em 2002, aos 77 anos, por adoção ilegal: todas as provas que apresentou eram forjadas. Seus dois filhos "adotivos", Marcela e Felipe Noble, alegando "prejuízo psicológico" -- ou seria financeiro, já que são herdeiros de enorme fortuna? --, por anos se recusaram a fazer os testes de DNA que comprovariam sua origem. As Abuelas obtiveram da Justiça mandado para exames compulsórios, só cumprido em dezembro de 2009, assim mesmo de forma e em local irregulares. O juiz Berghesio, responsável pelo caso, é tido como cupincha de milicos e poderosos. Em janeiro, os resultados ainda não tinham sido comparados. A mídia argentina finge de morta na cobertura deste caso em especial. A todo-poderosa Ernestina, aos 85 anos, ainda mantém juiz e jornalista comendo na sua mão.

Há uns 500 casos de crianças sequestradas. Dos 101 encontrados, 14 preferiram ficar com os pais adotivos. Os demais sempre se sentiram "corpos estranhos" nas famílias adotivas e optaram por viver com os avós -- a maioria dos pais foi assassinada pelos torturadores.

***

Que inveja. Só os brasileiros continuam sob a repressão, impedidos de lamber as feridas. Será que a Dilma resolve isso?

2 comentários:

Truda disse...

Não dá para entender que medo nossos governantes tem dos militares. Nenhum golpe se sustentaria por mais de duas horas.

mari disse...

Bem, disso nao sei, sõ sei que deveríamos enfrentar a fúria deles ou o que fosse pra passar eswsa josta a limpo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...