quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tá no sangue, diz Dorfman!

Enviado pela Vera! Não é à toa que a cada um que sai do fundo da terra todos gritam chi-chi-chi, le-le-le, soy minero de Chile! Isso é uma instituição nacional. Estou embasbacada com o sucesso da operação de resgate. Virou um marco na história dos desastres. Nada deu errado. Se eu fosse Seu Zé Trololó das Mil Caras diria que é um milagre de deus, mas como sou a marinilda sei que foi resultado do esforço do povo chileno e dos parceiros que colaboraram. Tá uma farra no mundo. Cada país tuíta que a roda é daqui, o aço da cápsula é da minha cidade, isso veio daqui, aquilo veio dali, impressionante! VIVA CHILE!

***
13/10/2010 - 10:48 | Ariel Dorfman | Buenos Aires

Chile: o verdadeiro milagre dos milagres

Uma vida inteira. Creio que os trinta e três mineiros sepultados nas profundidades da mina San José,no Chile, prepararam-se durante toda sua vida para enfrentar o desafio de ficar vários meses debaixo da terra. Ou talvez possa me aventurar a dizer que essa é uma batalha que vêm travando desde antes mesmo de nascer.

A epopéia de homens que descem às trevas da montanha, separam minerais em meio à escuridão e sofrem um acidente que os deixa a mercê daquela escuridão é parte do DNA do Chile, uma parte integral da história do meu país. Foi uma das primeiras coisas que aprendi sobre o Chile, quando cheguei a Santiago, em 1954, aos doze anos de idade.

Abram seus livros até encontrar El Chiflón del Diablo – nos pediu um professor de espanhol. Um conto de Baldomero Lillo, publicado em 1904.

Continua

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...