quinta-feira, 24 de março de 2011

A mais maldita herança da ditadura

Criancas e idosos foram atingidos por spray de pimenta (Pedro Kirilos/O Globo)

Aconteceu em protesto dos moradores do Morro do Bumba, em Niterói. A besta-fera mira na menina. Tem que ser expulso com desonra, sem direito a nada, preso, condenado e escrachado. A PMRJ é o retrato explícito do entulho autoritário. Se há uma polícia no mundo que precisa ser extinta com urgência é a do Rio de Janeiro, a mais maldita das heranças da ditadura.

Parabéns ao fotógrafo!

(via @ju_freitas)

7 comentários:

Vera Silva disse...

Você tem razão. É herança da ditadura. Quando eu era criança no Rio de Janeiro, minha mãe sempre dizia para pedirmos ajuda aos Cosme e Damião - a dupla de policiais que patrulhava as ruas do subúrbio onde eu morava. A gente confiava neles, ao passar por eles sempre os cumprimentava e eles respondiam com um sorriso.
Depois da ditadura, quando eu via policial tinha taquicardia e me sentia mal. Custou a passar.
Penso que somente quando deixarmos de ter polícia militar e tivermos apenas policiamento civil, teremos uma polícia decente.
O policial do dia-a-dia não pode ter treinamento militar. Treinamento de guerra é para as forças militares. As unidades especiais devem ter treinamento específico a cada destinação.
O treinamento da polícia hoje é para encarar o inimigo. Então...não pode dar certo.
Penso que deveríamos discutir o problema de forma mais ampla: o que é policiamento; o que queremos que a nossa polícia faça. É por aí.

marel disse...

Era só mais uma dura, resquício de ditadura, mostrando a mentalidade de quem se sente autoridade nesse tribunal de rua
http://www.youtube.com/watch?v=Ii6CSUpXFQI

mari disse...

Chorei com esse vídeo, Marco. PQP, que perfeição!

Quem diria, em Vera, sentirmos saudade dos milicos Cosme e Damião! Eram uns amores na rua. Dentro do quartel, a tortura.

Ô país!

Anônimo disse...

Infelizmente a parte boa da PMERJ não dá IBOPE, não passa na mídia e muito menos vende jornal! Concordo plenamente que nesse caso trata-se de uma covardia com a população que ali se manisfetava em prol de uma causa justa. Mas devemos concordar que trata-se de uma covardia também as condições de trabalho as quais os policiais militares do Rio de Janeiro são submetidos. Frise-se MILITARES, pq os policiias civis (nem vamos entrar no caso de policiais federais) trabalham em condições muito melhores em todos os sentidos. Os salários nem se comparam e o trabalho tbm não. A polícia militar combate enquanto a polícia civil investiga... Qdo pensamos em "ligar para a polícia" em caso de emerg~encia, ligamos para a POLÍCIA MILITAR. O policial militar atende a ocorrência, é xingado, muitas vzs pondo em risco a própria vida... e depois leva o suspeito (acusado, delinquente ou o que quer que seja) para a delegacia da POLÍCIA CIVIL. Lá encontram-se os inspetores, delegados... todos sentados, tomando café, batendo papo... Então minha gente, repetindo o que falei antes, com certeza ESSE CASO trata-se de uma covardia, mas peço que pensem antes de dizer que o melhor seria deixarmos de ter polícia militar... é sempre a ela que recorrermos... e bem ou mal é sempre ela que está nas ruas garantindo o pouco de segurança que ainda nos resta.

Vera Silva disse...

Vou tentar esclarecer meu raciocício sobre a extinção da polícia militar:
>não é possível tratar de segurança pública, quando temos duas polícias.
>a segurança pública deve ter uma polícia e neste caso é preciso unificar a civil com a militar.
>a polícia militar tem treinamento de guerra e o policiamento preventivo - este é o papel que deveria ser exercido pela PM - não é feito em razão tanto do treinamento da PM quanto pelos comandos diferentes das duas polícias.
Isto resulta em falta de coordenação na segurança pública:
>não se cruzam estatísticas,
>não há trabalho de prevenção,
>a apuração de crimes é feita por uma polícia que não policia.
Unificando, teríamos uma só polícia com treinamento e visão de prevenção do crime, sem discriminação salarial, com formação básica semelhante, sem treinamento militar, sob um só comando e com divisões específicas para vários tipos de ação e treinamento específico.
Penso inclusive que falhas no trabalho policial ocorrem por estes pontos que citei.
Daí vem o fato de o policial militar ser mal visto como violento e o policial civil como desinteressado ou incompetente.
O fato é que não temos policiamento preventivo em nossas cidades.

taio disse...

Esse monstro que atacou a crança tem concorrentes Brasil afora. O caso do AM teve grande repercução, mas teve também esse aqui: http://www.bahiatodahora.com.br/video/pm-espanca-homem-indefeso
Foi no último domingo.
É injustificável a existência de uma instituição sustentada pelo contribuinte onde a regra seja a truculência, o extermínio de jovens de periferia e a corrupção.
Desde a sua origem quando foi criada para capturar escravos que fugiam, passando por toda a sua história de repressão aos trabalhadores e todos os movimentos sociais, a PM tem nos dado motivos para a sua extinção.
Chame o ladrão!
PS. Às vazes, quando são filmados esses fatos chegam à mídia a gente fica sabendo e se revolta, porém, são milhares de casos todos os anos que ficam no esquecimento porque as vítimas são sempre excluídos de direitos e de visibilidade.
Chame o ladrão!

mari disse...

Caro Anônimo, estava rolando uma conversa lá no Facebook em que falei dos salários humilhantes. Mas essa PM, infelizmente, está condenada. Não há mais como salvar. O ideal mesmo é o que a Vera disse, e eu acrescento a polícia comunitária, além da urbana e da investigativa. As 3 teriam a mesma formação, o mesmo início de carreira (o trato civilizado e de proteção da população nas comunidades em geral é essencial); para ser promovido à polícia urbana, toneladas de horas de cursos sobre policiamento preventivo; e mais toneladas para a passagem à polícia investigativa. As duas primeiras usariam farda, a terceira, não. Um só comando, claro, isso é fundamental. E salários decentes! Professores, profissionais de saúde e policiais são a gente básica de qq sociedade.

Pronto, eis a minha ideia. E tem que ser logo, ou tá tudo perdido!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...