Esqueci de postar ontem, mas hoje, vendo o blog da
Maria Frô, lembrei. Olha o que ela diz:
É com satisfação que leio a nota dos pastores batistas, sabia que verdadeiros líderes religiosos não fazem uso de sua fé em benefício de uma candidatura que não apenas não representa os anseios do povo brasileiro como mobiliza o que há de pior no ser humano com o intuito de ganhar no tapetão.
Leia também o repúdio das Católicas pelo Direito de decidir à nota da CNBB, os textos de Venício A. de Lima sobre o coronelismo evangélico como o praticado pelo pastor Piragine, o repúdio do cristão Irani à tentativa de proselitistas religiosos misturar questões religiosas ao Estado laico e, finalmente, o belo artigo do teólogo Manuel Ribeiro Moraes Júnior sobre o retrocesso democrático praticado por alguns oportunistas que posam como líderes religiosos.
E, digo eu, cá está uma das coisas mais limpas desta imunda campanha:
Eleições 2010: Pronunciamento da Aliança de Batistas do Brasil
Do site da Aliança, via Viomundo
A Aliança de Batistas do Brasil vem, por meio deste documento, reafirmar o compromisso histórico dos batistas, em todo o mundo, com a liberdade de consciência em matéria de religião, política e cidadania. A paixão pela liberdade faz com que, como batistas, sejamosum povo marcado pela pluralidade teológica, eclesiológica e ideológica, sem prejuízo de nossa identidade. Dessa forma, ninguém pode se sentir autorizado a falar como “a voz batista”, a menos que isso lhe seja facultado pelos meios burocráticos e democráticos de nossa engrenagem denominacional.
Em nome da liberdade e da pluralidade batistas, portanto, a Aliança de Batistas do Brasil torna pública sua repulsa a toda estratégia político-religiosa de “demonização do Partido dos Trabalhadores do Brasil” (doravante PT). Nesse sentido, a intenção do presente documento é deixar claro à sociedade brasileira duas coisas:
(1) mostrar que tais discursos de demonização do PT não representam o que se poderia conceber como o pensamento dos batistas brasileiros, mas somente um posicionamento muito pontual e situado;
(2) e tornar notório que, como batistas brasileiros, as ideias aqui defendidas são tão batistas quanto as que estão sendo relativizadas.
Continua
aqui, sempre no site da
Maria Frô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário