sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PIB, PiG, Brics, pics

O Pibão brasileiro (palavras do Guto Abranches, da Globonews) do primeiro semestre, de 8,8%, deixou o país de queixo caído, malgrado o baixo índice deste segundo trimestre, de 1,2%. Foram logo comparar com os Brics:

China 10,3%
Índia 8,8%
Rússia 5,2%

O panfletim (gororoba de panfleto + pasquim) da Irineu Marinho esconde o quanto pode, neste momento, os bons números da economia, mas achei bem enfurnadinha matéria que compara nossos índices aos dos 16 outros países que a esta altura já divulgaram o PIB do trimestre -- uma comparação, digamos, mais justa. O Chile está disparado na frente. O Brasil cresceu tanto quanto o UK, o que, convenhamos, é um feito dos britânicos, que estiveram no fundo do poço na crise.

Chile 4,3%

Mexico 3,2%

Alemanha 2,2%

Coreia do Sul 1,5%

Brasil 1,2%

Reino Unido 1,2%

Por que a hesitação quanto à comparação "mais justa"? O Chile tem 16,3 milhões de habitantes, o México, 111,2 milhões. O UK, 61,1 milhões. O Brasil, 198,7 (uso os dados do CIA World Fact Book porque o IBGE tirou o popclock da home).

Definitivamente injusto é comparar o Brasil aos Brics só porque todos são emergentes. A China tem 1,3 bilhão de habitantes! A Índia tem 1,1 bilhão. A comparação possível, mas injusta para os russos, é com a Rússia, de 140,0 milhões (pensar que eram 300 milhões no tempo da URSS...).

O PIB não é a soma das riquezas do país? Então, como a população é valioso recurso humano, conta, sim! E muito, pelos novos padrões sociais de avaliação da economia, assim como a preocupação ecológica (ainda hei de ter saco para postar sobre isso; o problema é que o marinildadas atual, como indica o nome, é cansadão...).

Pelo tamanho da população, o PIB da China e da Índia é insignificante.

Um comentário:

sunny disse...

Meu tio Lamartine, que era astrólogo amador, dizia que o Brasil seria os EUA (no século 20) quando entrasse no signo de Virgem (o do país) de 2010. Será que acertou? Tomara!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...