segunda-feira, 18 de abril de 2011

Perelman, a mente brilhante e as baratas

Acabo de ver na BBC entrevista com a escritora russa Masha Gessen, autora de Perfect Rigour -- A Genius and the Mathematical Breakthrough of the Century, sobre o gênio Grigori Yakovlevich Perelman, que fez a descoberta matemática do século (para quem gosta de ler na tela, o ebook é vendido aqui por 10 dólares!).

Perelman era pesquisador do Departamento Leningrado (hoje São Petersburgo) do Instituto Steklov de Matemáticas, da Academia de Ciências da então URSS, quando resolveu a chamada "Poincaré Conjecture", um dos sete problemas matemáticos do milênio, segundo os critérios do Clay Institute, de Boston, que promete 1 milhão de dólares aos vencedores. Perelman apresentou a solução em 3 artigos publicados entre 2002 e 2003 em arXiv. O trabalho, verificado febrilmente por centenas de matemáticos abismados com a genialidade de Perelman -- o enigma durou 110 anos! --, acabou reproduzido e comprovado em 2006 por pesquisadores chineses (por sinal, Perelman emitiu opiniões duras sobre os matemáticos chineses: não têm ética, disse). A descoberta foi capa da  Science em dezembro. Em 2010, o Clay reconheceu a solução. Só que Perelman recusou este e outros prêmios, entre os quais a prestigiada Fields Medal do International Congress of Mathematicians (ICM) mesmo sob pressão de instituições de caridade russas.

A jornalista Masha Gessen, determinada a descobrir o porquê da recusa, entrevistou professores, colegas, vizinhos de Gricha Perelman. O homem que em fins dos anos 1980 e início dos 1990 trabalhava em diversas instituições americanas, que em 1994 já resolvera outro problema (soul conjecture) e poderia ser superbem pago e glorificado em qualquer universidade do mundo, voltou ao Steklov em 1995 como simples pesquisador. Logo depois de publicar a solução da Conjetura Poincaré, demitiu-se do Steklov e virou recluso. Vive com a velha mãe num pequeno apartamento infestado de baratas. Que coisa, né?

Segundo a Wiki, "a conjectura de Poincaré afirma que qualquer variedade tridimensional fechada e com grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Ou seja, a superfície tridimensional de uma esfera é o único espaço fechado de dimensão 3 onde todos os contornos ou caminhos podem ser encolhidos até chegarem a um simples ponto". Se você não entendeu, paciência...

Perfect Rigour -- A Genius and the Mathematical Breakthrough of the Century, Icon, março de 2011.

Aqui uma lista de filmes preparada por Harvard em que a matemática aparece de uma ou outra forma. Meu favorito é Good Will Hunting, com Matt Damon. E Numb3rs, claro, embora ultrafantasioso...

8 comentários:

sunny disse...

Misturou Fringe com Numbers?

A proposito, teve um episodio de Numbers que copiava o seu filme favorito (The good Will...). É aquele em que o Charlie convence um rapaz, fanático por baseball, a estudar mstemática superior, lembra?

O que as baratas têm a ver com o teorema de Poincaré?

mari disse...

1) Misturei não, Perelman é matemático, e não pesquisador de junkie science!

2) Acho que o rapaz era fanático por estatísticas de baseball, né?

3) O Perelman abandonou tudo e vive com a mãe num apartamentinho infestado de baratas! Vc não lê até o fim...

sunny disse...

Como mãe de matemática já tinha ouvido falar no teorema de Poincaré. Tv Monica mesmo tenha comentado a nota da Clay Intitute.
Como mãe de matemática, com mestrado em Estatística e doutorado em Ebgenharia de Sistemas, tô careca de saber que matemática não é a mesma coisa que estatistica, embora não conheça ninguém capaz de intuir probabilidade (o verdadeiro objeto da estatistica) sem saber somar 2 + 2.
Repito, o que as baratas têm a ver com o teorema de Poincaré?

mari disse...

1) Nada disso importa, só quis dizer que o rapaz não era fanático por baseball simplesmente, mas por estatísticas de baseball.

2) Tudo a ver com o restante da vida dele após a descoberta do século.

Vera Silva disse...

Talvez ele considere que decifrar um enigma tão velho não seja nada diante das baratas que sobrevivem ao homem. O bom seria podermos nos metamorfosear em baratas. Aí sim, teríamos um valor quase eterno.

mari disse...

Hi, Veruska, prefero morrer rapidinho...

sunny disse...

Veruska, não quero metamorfosear as baratas (morro de medo das voadoras) mas obrigado por ter dado um basta nessa controversia inutil. Feliz Pascoa.

mari disse...

que basta?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...