DVD com doc sobre a operação Market Garden |
Uma das batalhas mais sangrentas foi a de Arnhem (morreram três quartos da 1ª Divisão Aerotransportada britânica, incluindo 2 dos 3 comandantes de brigada, 8 dos 9 comandantes de batalhão e 26 dos 30 comandantes das companhias de infantaria, é mole?, a ponto de a divisão ser dissolvida). Pois acabo de ver pela enésima vez A bridge too far (Richard Attenborough, 1977), épico megaproduzido e filmado em boa parte nos locais originais que conta um pouco das lambanças. Hoje me animei e finalmente descobri a música-tema do filme, que é simplesmente sensacional. Eis o vídeo dela:
Esse Tema da Marcha, lindo misto de dobrado e sinfonia também usado magistralmente no filme como música incidental, é do compositor britânico John Addison, nada mais nada menos do que piloto de um dos tanques Sherman na batalha de Arnhem. Voluntário desde 1939, lutou seis anos no 23rd Hussars, divisão blindada britânica. A bridge too far lhe rendeu um Bafta. Morreu em 1998, aos 78 anos.
Não desfaço do papel dos americanos não, sou a maior fãzona deles nessa guerra. Band of Brothers, que considero uma das melhores minisséries de todos os tempos, contou a incrível saga dos paraquedistas da Easy Company, que integrava a 101ª Divisão Aerotransportada americana -- também parte do esforço aliado rumo à Alemanha, só que pela Bélgica (Holanda e Bélgica, países tão pequenos, foram palco de grandes massacres dos aliados; afinal, eram passagens supervigiadas para o território inimigo). Com a diferença de que os americanos perderam muitas vidas, mas venceram a chamada Batalha do Bulge, enquanto aos ingleses só restou a retirada em Arnhem.
É bom acrescentar que adoro filmes da Segunda Guerra porque o nazismo me arrepia de horror. Acho importante lembrar a todo momento do que nos livramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário