segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Por que "PIG"? Porque sim.

A matéria abaixo saiu no site do PT, que tirou da Folha. Não parece filme de ficção? Serra consegue ser vulgar até numa "esperável" cena de entreguismo explícito... Mas, sinceramente, o pior pra mim é o título da Folha: "Petroleiras americanas eram contra novas regras para pré-sal". (Ah, o Globo também elidiu o principal! Claro...) Agora me expliquem, por que destacar o óbvio se a notícia, a bomba é a posição do candidato? Se o candidato fosse a Dilma, isso não seria manchete garrafal? Este exemplo sozinho serve pra mostrar que a palavra PIG é correta para descrever a imprensa brasileira. E continua valendo agora, no pós-eleição.


***

Serra queria entregar pré-sal a empresas norte-americanas, revela WikiLeaks


As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB) a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.  É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA de dezembro de 2009 obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos.

"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro. O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem "senso de urgência". Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: "Vocês vão e voltam".

A executiva da Chevron relatou a conversa com Serra ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio. O cônsul Dennis Hearne repassou as informações no despacho "A indústria do petróleo conseguirá derrubar a lei do pré-sal?".

O governo alterou o modelo de exploração - que desde 1997 era baseado em concessões -, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A regra foi aprovada na Câmara este mês. (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

***

Agora leia isso aqui, no Diário Liberdade: WikiLeaks e PiG: As mentiras sobre as verdades. É uma perfeição. (Copiei a imagem de lá.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...