quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Isso é (muito) cabeludo

Wikileaks: Lula pressionou EUA por fim de embargo à venda de aviões à Venezuela

Documento vazado pelo site Wikileaks revela que, quatro anos após ter a venda de aviões Super Tucanos da Embraer à Venezuela vetada pelos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou a pressionar Washington para reverter a decisão. Os aviões de treinamento militar têm tecnologia norte-americana e a comercialização depende de aprovação por questões de transferência de tecnologia.

Em 2006, quando o presidente venezuelano, Hugo Chávez, denunciou que os EUA estavam ameaçando o Brasil para que não negociasse os aviões com a Venezuela, o governo norte-americano declarou que estava exercendo sua prerrogativa em relação à Lei de Controle de Exportação de Armamentos dos EUA. Essa lei exige licença específica para a exportação de equipamentos com tecnologia norte-americana.

Conforme noticiado pelo jornal O Globo, que teve acesso ao documento, em encontro de despedida do embaixador Clifford Sobel em Brasília, no ano passado, Lula reclamou que, enquanto os EUA facilitaram a venda de aviões na América do Sul para a Rússia e a China, desfavoreciam o Brasil.

***

E ainda tem quem defenda a compra dos caças americanos -- para que descansemos com bonitas e reluzentes caixas-pretas encalhadas aqui, sem poder vender a ninguém! Decisão que, por sinal, ficará para a Dilma. Imagine-se a pressão que o Lula encarou... Resta esperar que esse "estreitamento de laços" com os EUA prometido pela Dilma na entrevista ao WPost não comece por essa concessão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...