terça-feira, 4 de maio de 2010

Grécia, dívida, Olimpíadas

A primeira medida do plano de austeridade da Grécia, que recebeu a maior "ajuda" financeira da história (União Europeia e FMI), é o congelamento das aposentadorias. Tudo bem, faz parte.



Agora, vem cá, por que ninguém comenta que essa dívida brutal da Grécia começou com a loucura das Olimpíadas de 2004? Por exemplo, uma das obras de maior destaque foi a Ponte Charilaos Trikoupis, nome do cidadão que primeiro sonhou com ela, segundo a Wiki. A danada atravessa o Golfo de Corinto, ligando as cidades de Antirion, na Grécia continental, e Rion, na maior península grega, a do Peloponeso. É a maior ponte estaiada do mundo e custou uma baba! Lembro que na época o governo não tinha mais de onde tirar dinheiro pra completar a obra. Fora as arenas e praças esportivas, que depois da Olimpìada ficaram às moscas, como mostrou uma matéria espetacular da ESPN Brasil dois anos atrás.

Brasil, abre o olho! Do jeito que as coisas caminham, a reforma dos estádios para a Copa -- a Fifa já começou a chiar -- e as obras para os Jogos de 2016 vão cair direto nos cofres federais. Porta aberta para a volta do famigerado FMI ao Brasil. País "emergente" não tem investidor privado que arrisque parceria, só tem mesmo é sugador público.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...