sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A bolidade da bolinha

VilaVudu dá uma trollada na Eliane Cantanhêde. Minha antiga amiga dos tempos da Veja merece, tadinha, anda totalmente alucinada. A coluna da "bolidade" está no "Leia mais". A imagem é daqui.
***

Dona Eliane,

Nunca antes na história desse país leu-se maior quantidade de futrica, vendida como se fosse 'colunismo', do que hoje, na sua 'coluna'.

Nem a D. Danuza jamais escreveu tanta besteira! E a D. Danuza é (era) campeã universal de colunagem feita SÓ de besteiras e vendida como se fosse jornalismo... a leitores consumidores pagantes! (Um dia o IDEC acorda! Não é possível que jamais acorde! ACOOOOOOOOOOOOOORDA IDEC!)
Nenhuma 'realidade' pipoca, D. Eliane. Acorde! A realidade é. O que falta é jornalismo e jornalistas que prestem.

De onde, diabos, hoje, a senhora tirou a ideia de que um rolo de fita (?!) lançado contra a careca porta-arapongagens do ex-Serra ["Serra-WHO?!"], teria sido convertido em bolinha de papel, em troca da salvação do banco-lá do cara-lá?! Mas que porcaria de ideia, foi essa?! A senhora não tem editor? Ninguém lê, aí, antes de publicar as coisas, sô?! Ah, eles leem?! Então é muuuuuuuuuuuuuuuuuito pior! [risos, risos]

Acorde, D. Eliane e anote: Foi BO-LI-N-HA-DE-PA-PEL. BOLINHA DE PAPEL. Bateu lá, aquela bolinha sincera, liberta, democrática, livre e leve, naquela careca mau-caráter ("Eu voltarei, Alckmin!" "Eu voltarei, Aécio!" "Eu voltarei, FHC!" [risos, risos]) só de salafrarices rellena, ricocheteou (a bolinha de papel!), voou linda e leve e assim... entrou para a história do pior jornalismo do mundo.

A senhora encontrará provas da bolidade da BOLINHA DE PAPEL, na mídia UNIVERSAL (tá todo mundo rindo da senhora, D. Eliane, até em inglês! A culpa por acaso seria da BOLINHA DE PAPEL?!), por exemplo, em 
(1) “Facing Down The Fascist Horde”: Factoid of the Sambodian Year [http://tupiwire.wordpress.com/2010/10/21/facing-down-the-fascist-horde-factoid-of-the-sambodian-year/] e em
(2) "The Ballad of the Unidentified Sambodian Flying Object" [Continued] [http://tupiwire.wordpress.com/2010/10/22/the-ballad-of-the-unidentified-sambodian-flying-object-continued/

Aquela bolinha de papel é PROVA de que esse seu jornalismo é jornalismo de araque, D. Eliane (mas há mais provas, também, em 
http://obicho.files.wordpress.com/2010/03/mpd-org-br.jpg)
Bom. Invente aí o que a senhora ainda quiser tentar, que a senhora é caso perdido.
Fato é que foi BOLINHA. Também achamos pouco. Mas que foi bolinha, foi. Meta isso na sua cabeça, plíz: foi uma B-O-L-I-N-H-A-D-E-P-A-P-E-L. Não há dúvida alguma sobre a bolidade da bolinha. Ponto final.
Quanto aos seus saberes sobre fendas em represas, a senhora pode pegá eles e... vendê eles pro Alckmin, aqueeeeeeeeeeeeeeeeele, o que herdou as crateras do cara-lá, o do crânio salafrário (e da bolinha de papel, pimba, no alvo, coisinha mais linda!).
Mas... Que mais a senhora inventará, depois do cá-osaéreo e da febre amarela e do banco trocado por 30 segundos de bolinha em horário nobre, quando tooooooooooooooooooooooooooooooooda a internet já tinha mapeado tooooooooooooooooooooooooooooooooooda a rota aérea da bolinha, ida e volta?!
A senhora não tem medo que deus castigue?! A senhora não tem limites? A senhora não tem vergonha na cara?! Será o Benedito? O Friazinhos? O maridão?! Mêo! Mas... até quando, D. Eliane?!

ELIANE CANTANHÊDE

Herança maldita BRASÍLIA -Foi só passar a eleição com seus programas alegres e coloridos e a realidade insiste em pipocar nas suas mais variadas formas. Como uma chuva de bolinhas, não exatamente de papel.
Aliás, o escândalo da vez é no banco PanAmericano, do Sílvio Santos, que visitou Lula no meio da campanha e é dono também do SBT, a rede que reduziu o rolo de fita da agressão a José Serra no Rio a uma mera bolinha de papel. Deve ser só coincidência. De concreto, o rombo é milionário, a solução foi negociada com BC e CEF e tudo foi descoberto durante a campanha, mas só divulgado agora.
Outro "probleminha" detectado antes da eleição, mas que vem à tona depois dela, é que uma das turbinas da usina de Itaipu, com mais de 30 anos de uso, apresenta trincas de até 30 cm. Quantas outras estão assim? Taí uma boa pergunta, enquanto os dez partidos aliados se estapeiam pelo rico Ministério de Minas e Energia.
E como o país da urna eletrônica, um dos sistemas mais sofisticados de votação do mundo, não consegue fazer o Enem direito? Rolou de tudo um pouco. Teve prova repetida, erro de gabarito, aluno tuitando, um festival de irregularidades. É nisso que dá fazer as coisas sem licitação -uma semana depois do segundo turno.
Para completar, mal acabaram de fechar as urnas e lá vem a eleita falar em CPMF, enquanto projetos de aumentos salariais tramitam no Congresso e grassa a suspeita de que as contas públicas chegam a 2011 fora de controle.
Deve ser por essas e outras que se discute a tal regulamentação da mídia, uma das coisas que a gente sabe como começa e não sabe como acaba. Como as CPIs dos bons tempos do PT na oposição, lembra?
Lula deveria ter pensado bem antes de abandonar o governo às moscas e às Erenices para só fazer campanha. Até porque Dilma, coitada, não vai ter a surrada bengala da "herança maldita".

2 comentários:

marel disse...

Fantástico esse texto.

mari disse...

Ducaraiu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...