terça-feira, 2 de novembro de 2010

O tanquinho petista

Também teve um pouco de roupa suja entre os tuiteiros do PT, mas só um pouquinho mesmo, até porque o vencedor só tem motivo para riso -- pelo menos até que chegue a conta da campanha. Assim, nada que se compare à lavanderia tucana: foi um tanquinho. E não envolveu a campanha da Dilma, muito menos o partido.

@zededao2010, que usava este avatarzinho aí ao lado, era o grande mestre-de-cerimônias do twitter pró-Dilma. Quando ele aparecia com seu "Oláaaaaaa Galera animada do Twitter!!! Eu e é Muitooooooo Boa Tarde a todos direto de SP @ Online para todos!" era uma alegria só. Todos corriam a cumprimentá-lo, beijos, abraços, pedidos de informação. Sim, porque ele tinha informação. A dois dias do primeiro turno, por exemplo, anunciou o segundo, para consternação geral. Se já estivesse no Twitter teria sofrido menos. No segundo, quando o iG parou de apresentar os trackings diários, era ele quem divulgava as sondagens dos estados encomendadas pelo PT ao Ibope, ao Vox e a outros institutos.

No dia 31 ele avisou que revelaria sua identidade na madrugada de segunda para terça. O Twitter pró-Dilma fervia de curiosidade. No dia 1º ousou  dizer que tomara café da manhã com Dilma! E enumerou estatísticas: "A analise que mais repercutiu foi quando Serra escolheu Índio da Costa para seu vice, nela foram mais de 250 RTs ao total rsrs!" Tinha chegado à 137ª Analise do Dia, com 716 tweets. "Durante estes 159 Dias foram mais de 31000 mil tweets postados durante meu almoço, no carro, nas atividades de campanha e tudo mais!"; "Analises que deram o que falar e, pelas contas, foi vista por mais de 20 mil pessoas ao longo ds mais de 3000 mil RTs desta militância aguerrida".

Sim, você percebeu, a última flor não era especialmente bem tratada, mas ninguém ligava, Zé era o melhor agit-prop da campanha! De todas as campanhas! Um deputado disse que usaria o modelo na próxima campanha. Zé trocava tweets com o ministro Padilha, com o filho do Lula. "Confesso fiquei feliz um dia quando entrei no comitê central em BSB e o assunto era...Quem é o Zededão". E ainda: "Durante estes 159 dias virei um agente secreto rsrsrs, pois precisava manter minha postura e meu anonimato da campanha!"

Ontem à noite, a bomba! Bem, a bombinha: @Zededao2010 é André Luis Novais, estudante de Jornalismo da USP, 23 anos, "apolítico" -- palavra dele --, filho de empresário petista apaixonado que tem um amigo na campanha. Acreditar é com cada um, pois quase nada sobre este jovem se achou na internet. "Meu pai é de Presidente Prudente e minha mãe da capital paulista, São Paulo, minha cidade!!! Meu avó que é do Ceará, e minha avó de Minas!!!" O amigo do papai dele passava algumas informações, mas a maioria estava online e ele apenas reunia tudo num pacote. O engraçado é que a militância acompanhava a transmissão das atividades da Dilma em tempo real pela internet e Zédedao surgia logo depois, esbaforido. A gente o adivinhava suado e cansado pelo estilo frenético das mensagens. "Todo o personagem foi minha criação, misturei algumas coisas da minha vida e da vida da pessoa que me passava às informações!" Gente, acredite: o realismo foi incrível.

A maioria dos seguidores de Zededao levou na brincadeira, agradeceu a força apesar da farsa. Muitos ficaram magoados, alguns, furiosos -- teve gente que encerrou a conta. Um perguntou: "Como asssim, brother? Você faz o papel de uma pessoa secreta e não é essa pessoa?" Outros: "As pessoas em geral aqui são nicks, avatares, mas não personagens... têm lastro, história e muito sentimento"; "É, amigo, você estava com boas intenções, mas quebrou uma regra básica da confiança". E virou nonsense: "Meu amigo virtual, já tão batendo na minha porta insistindo que sou eu que sou você e não apenas eu!!!", brincou o ministro Padilha. José de Abreu aderiu: "Eu é que não sou você nem ele, só eu". O filho do presidente Lula achou graça, não viu nada de grave. Uma tuiteira sensata sentenciou: "Se o ministro @ e o @ não estão chateados com @, eu é que não vou ficar..."

Levei numa boa. Saí em frangalhos do primeiro turno, arrasada mesmo. Pra evitar outro tombo, fui à caça de informação e acabei no Twitter. Lá, Zededão me fez um grande, um enorme bem. Só tenho umas poucas perguntinhas básicas. Por que a farsa? Era um estudo de caso da ingenuidade petista? É monografia para o curso? Dá com certeza um baita case de marketing de campanha, dá um baita livro, uma baita comédia de web! Ou seria um teste da "petralhice"? Acho que não, ele só fez bem à campanha. Mas... e a campanha, entrou em contato pra saber quem era a peça? De qualquer modo, este aí embaixo é o André. Bonitinho, mas... Uma coisa é certa: revelou a farsa e imagina que ficará dois dias se explicando. Já está há quase 24 horas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...