quarta-feira, 4 de março de 2009

Xi, que jornaleco!

Enquanto a Folha volta já com a rejeição do Medvedev, o Globo vai -- AINDA! -- com a proposta do Obama à Rússia de desativar o projeto do escudo antimíssil em troca de não-apoio ao programa nuclear iraniano! Que vexame...

Folha 4/2

Rússia recusa "troca" estratégica com EUA

Em carta, Obama cogitou abandonar escudo antimísseis se Medvedev aumentasse pressão sobre o Irã

DA REDAÇÃO

O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou ontem que não pretende "trocar" uma maior cooperação de seu país com os EUA em negociações com o Irã por alguma garantia, por parte dos americanos, de que desistirão do projeto de instalação de um escudo antimísseis no Leste Europeu.

Medvedev respondeu assim, pela imprensa, a uma oferta feita por Barack Obama, que há três semanas enviou uma carta confidencial ao presidente russo em que relacionava "a diminuição do engajamento do Irã com armas atômicas" à possibilidade de abrir mão do projeto de escudo antimísseis.

A colaboração de Moscou, sócia de Teerã em uma usina nuclear produtora de energia elétrica, é considerada crucial para o objetivo do governo Obama de negociar com o Irã a suspensão do seu programa de enriquecimento de urânio.

Os EUA sempre alegaram que o objetivo do escudo antimísseis seria barrar foguetes iranianos, mas os russos veem o projeto, lançado no governo de George W. Bush, como uma ameaça ao equilíbrio militar na Europa e um avanço sobre sua antiga zona de influência. O projeto incluiria um radar na República Tcheca e uma bateria de mísseis interceptores na Polônia.

***

Globo 4/2

Nova arma de negociação

Obama propõe à Rússia abrir mão de sistema antimísseis na Europa em troca de ajuda com Irã

*Gilberto Scofield Jr. [desculpe, amigo, mas pisou...]

Um dos mais acalentados programas militares do governo de George W. Bush e que mais atritos causou com o governo da Rússia ? o sistema de defesa de mísseis batizado de escudo ? está sendo usado pelo novo governo dos EUA não mais como instrumento de pressão, mas de negociação com os russos. Em troca de maior interferência de Moscou no Irã para interromper o programa nuclear do país, os EUA se dispõem a abrir mão do
escudo, composto de um radar de alta tecnologia a ser instalado na República Tcheca e de dez bases de lançamento de mísseis na Polônia.

A estratégia foi revelada ontem em reportagem no jornal The New York Times, ouvindo fontes anônimas do governo americano. Segundo um graduado funcionário do governo dos EUA, o presidente Barack Obama teria oferecido o acordo numa carta entregue em mãos ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, há cerca de três semanas. No texto, destaca a fonte, ainda que o governo americano não estivesse ligando diretamente o escudo à ajuda de Moscou, os EUA deixavam claro que o projeto seria dispensável caso a Rússia intercedesse junto ao Irã para que o país interrompesse o seu programa nuclear.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...