terça-feira, 22 de junho de 2010

Dunga x Globo

Do blog de João Ignácio Muller

***
Mensagem por JIM em Qua Jun 16 2010, 20:35
Dunga – mesmo se perder de goleada, já é um vencedor...

O jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos:

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

Eis que de repente aportam na entrada da concentração do Brasil dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou:

“Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.

“Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”

Brilhante!!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!

“ Mas... prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo) e o presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

- “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.

Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada! Uma estátua para ele!!!

João Ignácio Muller - JIM

***

Achei no UOL:

22/06/2010 - 06h37
Globo negociou entrevistas com Ricardo Teixeira, mas Dunga vetou
Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Por trás do incidente entre Dunga e o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, durante a entrevista coletiva no Soccer City, logo depois da vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, esconde-se uma história que revela o alcance do poder do técnico da seleção brasileira.

O UOL Esporte apurou que a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrevistas exclusivas com três jogadores da seleção, entre os quais Luis Fabiano. As entrevistas iriam ser exibidas durante o programa “Fantástico”, no domingo, horas depois da partida contra Costa do Marfim, vencida pelo Brasil por 3 a 1. Dunga vetou o acerto.

O incidente entre Dunga e Alex Escobar ocorreu quando o jornalista conversava ao telefone com o apresentador Tadeu Schmidt exatamente sobre este assunto. O técnico percebeu o que ocorria e perguntou: “Algum problema?” Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga”. O técnico replicou em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: “Besta, burro, cagão!”

Diversos jornalistas na sala de entrevistas ouviram Escobar desabafar: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

Muitos também notaram que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva. Paiva tem tentado se equilibrar entre o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, gentil com todos os jornalistas, o assessor dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política de clausura imposta pelo técnico.

Horas depois do incidente, durante o “Fantástico”, Schmidt falou: “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”. O jornalista da Globo não mencionou, no entanto, o motivo do atrito, ou seja, a recusa do técnico em aceitar um acordo feito entre o presidente da CBF e a emissora.

17 comentários:

Anônimo disse...

Rs..eu nunca pensei que iria dizer e pensar isto, mas...TODO APOIO AO DUNGA...RSRSRS..ele é ressentido, rancoroso..mas tem alguns princípios e os segue....parabéns!

mari disse...

Quem será este anônimo? O Robert, talvez?

Não nos esqueçamos porém de que ele diz besteira sem parar, como aquela da ditadura (só pode falar mal quem viver). Acho o Dunga péssimo, mas entre ele e a Globo fico com ele.

Luciano J.J disse...

Ei Marildina!

Tava dando uma olhada nesse seu post, cheguei nele pelo Lúcio de Castro da ESPN... Vc disse algo agora que é importante... Mas não acho que o Dunga segure a Globo por ter um consciencia progressista, o Dunga não está preocupado com as questões da indústria cultural, ele não é frankfurtiano barrando a globo. Penso que ele nem sabe o que é isso. Por sinal o discurso dele e o da globo são proximos (pra não dizer o mesmo), por exemplo, lembra uma propaganda da gatorade? o texto é mais ou menos assim: "jogadores brasileiros não sejam craques, mais vale um jogador mediano que dê o seu melhor do que um craque na zona de conforto..." não sei se o texto é literalmente esse, mas fica claro: Dunga tá "coladinho" com a industria cultural que também banca a globo (e outras emisoras, que por sinal dependem disso pra sobreviver).
Mas, de fato é interessante ver Dunga não dando privilégios pra ninguem, mas que ele é tão ditador quanto a globo, ah.. isso e ele é!

Abraços e gostaria de continuar debatendo isso com vc!

mari disse...

Ah, mas concordo plenamente! Nem entro nessa seara da indústria cultural, seria querer demais do Dunga. Ele está a anos-luz de um Sócrates, imagine. É ditador mesmo, é autoritário, é burro, não tem memória -- sempre disse que chamaria o jogador que estivesse bem, e o Ronaldinho Gaúcho estava melhor do que qualquer outro escalado; e sobretudo detestei aquela frase dele sobre ditadura e apartheid, mostra bem o ingnorantaço que ele é. Só que agora, como disse o Lúcio, é preciso defender esse boi de presépio do Ricardo Teixeira. Desta vez ele ousou e não balançou a cabeça.

Luciano J.J disse...

putz, primeiramente me desculpe, escrevi seu nome errado... rs...

Eu estou entendendo seu raciocínio. Ele consegue se opor ao próprio Ricardo Teixeira. Isso é legal, mas é engraçado a postura dele.

Se compararmos a sua postura com a do Maradona, por exemplo, que quando foi questionado se havia pressão na seleção da Argentina ele disse o seguinte: "Os jogadores recebem muito dinheiro para sentirem pressão. Quem sente pressão é o trabalhador argentino que precisa sobreviver com um salário miserável." Novamente, essa não é a frase literal, mas mostra a diferença, de atitude, do entendimento da sua profissão e até mesmo seu entendimento de mundo, que se adiciona ao seu questionamento em relação aos horarios dos jogos durante a copa de 1994 nos Estados Unidos, ou seja, por mais que ele seja um pouco "teatral" é um cara que me parece longe de ser "marketeiro". Enquanto isso o Dunga utiliza um discurso que me deu medo, apelando para o patriotismo (que aliás sempre me pareceu um discurso furado, principalmente no esporte), 190 milhões em ação parecendo um tempo que prefiro nem sentir o espírito...

Mas de fato, sua atitude em relação a imprensa, em não dar privilégio para ninguém é legal, mas faltou ao técnico um pouco mais de inteligencia (eu acredito que tem um pouco disso)
Esse tema dá "pano pra manga", sou professor de Educação Física, em minha aula surgiu o tema dessa entrevista, adicionada a questão da influência da rede globo. Daí algo interessante: A educação física como espaço que nega a exercitação descompromissada, alienada e desligada do mundo, mas como um espaço em que a crítica social é imprescindível (ora, a escola não serve pra isso?).

ufa! É isso me perdõe pelo texto longo... Abraços!! Seguimos no debate!

mari disse...

Acho que estamos em arenas diferentes, meu querido novo amigo. Só estou apoiando o Dunga neste episódio. Nada além. Não me considero exatamente num debate porque não cobro absolutamente nada do Dunga. Nada. Nem mesmo futebol, a partir dessa convocação ridícula (Josué, Gilberto Silva, Doni, Felipe Melo, Michel Bastos, Julio Baptista, eca). Muitíssimo menos posição político-ideológica, área em que já provou ser um energúmeno. Por outro lado, você me desculpe, não estou entre os fãs do Maradona-pessoa. Ele não é "um pouco teatral", é patético, marqueteiro de si mesmo. Diz essas coisas todas e se droga. Uma pobreza.

Um abraço!

mari disse...

Ah, explicando: vc sabe que comuna odeia drogas, né? (E religião. Ópio do povo.) Sou ex-comuna, mas várias certezas permaneceram.

Luciano J.J disse...

Percebi isso, e concordo com vc em tudo que vc disse. Acrescento essas coisas para enriquecer o debate mesmo. Sobre o maradona, não sou fã dele, mas o admiro sim, a questão das drogas podemos debater, mas aí é como vc mesmo disse estamos em arenas diferentes...

Ah! gostei do meu querido novo amigo. E olha, seu blog bem legal!

Grande Abraço!

mari disse...

Ah, drogas podemos debater sim, só o Dunga é que num dá, né? Mesmo em áreas diferentes -- vc na de educação física e eu na de cerveja, cigarro e sedentarismo, com sobrepeso --, dá pra conversar. :-)

mari disse...

Outro esclarecimento: eu atendo por qualquer nome! Marivalda (como meus antigos amigos do JB me chamam), Marinalda, Irenalda, Iranilda, vc escolha! Pensei que o seu "Marildina" fosse outra alternativa... :-)

Agora, ingnorantaço vc me perdoe, foi erro mesmo! Ou melhor, ingnorância...

mari disse...

ERRO MEU, CLARO! ufa, tá difícir me explicar!

Luciano J.J disse...

hahahahhah

olha, que nada... vc se surpreenderia com a minha opinião em relação ao uso das dogras ou ainda em relação ao sedentarismo. Aliás todo atleta recorre a algum tipo de fármaco (drogas lícitas), para renderem mais, para não sentirem dor, sem se esquecer do dopping. Por isso, acho complicado esse tratamento com o Maradona, o Eduardo Galeano tem um texto lindíssimo sobre o Maradona, no qual ele fala dessa pressão que ele e outros atletas (como o Reinaldo do meu glorioso Galo) sofreram. É como eu disse o debate sobre o campo de conhecimento que eu faço parte está além da prática deslocada do mundo...

Bom é isso, confesso que estou ficando chique com uma amiga jornalista!! rs...

Seu blog agora é uma parada obrigatória para mim!

Abraços!

mari disse...

Obrigada, vc é uma simpatia. Discorda sem me xingar, acho isso uma glória. O velho marinildadas eu detonei porque não aguentava mais os ataques da direita...

Claro que compreendo a pressão, e até digo mais: prefiro um Reinaldo (que saudaaaaade desse craque, superconsciente!!!) e um Maradona drogados do que esses beatos sde dedinho pra cima depois do gol! Isso me desespera! É droga também: pra não beber e cheirar de cair vira crente. Afe, que porre!

Luciano J.J disse...

Hahahahahah

Engraçado, que vejo aqui nesse momento, o Juca Kfouri falando da coletiva do Kaká (no qual ele é citado e tal...), digno representante da direita brasileira... existe time melhor para ele jogar? acho que não, a camisa do Real Madrid caiu bem nele... rs...
O legal do campo de debate é que me vejo no mesmo "time" que o seu. Mas discordar de um ponto de vista é o que enriquece o debate...

Sobre o Rei, meu pai já me dizia que jogou muuuuuuuuito... pena que parou muito cedo!

mari disse...

Não esquecendo que era o queridinho do Berlusconi no Milan!

Ser velho tem suas vantagens e graças aos céus (hahaha) pude ver várias vezes o Rei ao vivo, no Maracanã, contra o meu time (o Flu) e outros! Um grande craque!

sunny disse...

Mari, parabéns pelo debate civilizado com o Luciano. Entendo que o Zumbaiazumbi terá vida longa.
Não querendo meter o bedelho, o Dunga é gaúcho, pô. Não leva desaforo pra casa, e tá nem aí para a campanha do genro do Havelange à presidencia da Fifa.

mari disse...

pois é, segundo o texto do JIM ele deixou claro que entrega o cargo se for desautorizado. no meio da copa? nem o ricardo teixeira tem coragem pra isso às vesperas da copa no brasil. vexame demais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...