quarta-feira, 10 de março de 2010

Deu no Nassif

Um leitor do Nassif pergunta: por que isso não é manchete de jornal?

***

A arma brasileira contra a dengue

Por Renato Batisteli

Brasil cria inseticida biológico contra mosquito da dengue Depois de quase três anos de estudos, foi criado um inseticida biológico capaz de matar as lar vas do mosquito da dengue em 24 horas. A pesquisadora Elizabeth Sanches, da Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena o projeto, informou que o comprimido é inofensivo ao meio ambiente e à saúde humana e pode ser dissolvido em até 50 litros de água. “A pastilha é colocada dentro da caixa d’água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, a larva fica paralisada e impossibilitada de alimentar-se e morre depois de 24 horas. Além disso o efeito do inseticida dura até 21 dias”. Paralelamente, a equipe da pesquisadora desenvolveu dois bioinseticidas: um contra o mosquito que transmite a malária e um contra a o transmissor da elefantíase. “Já estamos com o edital pronto para buscar parcerias empresariais para a produção dessas formulações”, adiantou a pesquisadora. Atualmente todos os bioinseticidas usados no País são importados. A Fiocruz tem seis produtos totalmente nacionais, prontos para a fabricação em larga escala. A Farmanguinhos, que detém a patente desses produtos, receberá os royalties pela comercialização e irá fiscalizar o processo de produção dos inseticidas nas empresas parceiras.

***

Pra variar um pouco, dica do Marco. Ando afastada do blog porque estou procurando apartamento, mas como é difícil! Tudo péssimo e caríssimo. Acho que me mudo para Teresópolis. Vou lá neste fim de semana ver imóveis.

2 comentários:

sunny disse...

antes de ir, que tal dar uma olhada em JapaCity? São varios os lançamentos de edifícios prontos com ou não serviços, piscina e quetais. e é bem perto.Com internet e net, ninguém precisa sair de casa. um dois quartos ta com preço máximo de R$900.

Ah, e tem varios botecos abrindo, daqueles de cerveja em garrafa.

mari disse...

Quente demais, num dá... e pagaria um condominio absurdo pra nao ir um dia sequer à piscina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...