terça-feira, 2 de março de 2010

Só a justiça salva

Reconstrução é bonito, mas com justiça.

O que não faz a diplomacia... Uma semana depois de Nicolas Sarcozy visitar Ruanda e pedir desculpas pelos equívocos da França no genocídio de 1994, a megera que instigava a matança de tutsis a golpes de machete foi finalmente presa, aos 68 anos. Agathe Habyarimana, viúva do presidente Juvenal Habyarimana, cujo avião foi abatido, vivia tranquila no subúrbio de Paris desde aquela época.

Nos EUA, Mohamed Ali Samantar, 74 anos, ex-primeiro-ministro da Somália, pode ter seu sossego em Fairfax City, Virgínia, interrompido para enfrentar a Suprema Corte americana como criminoso de guerra. O julgamento ainda não é certo, devido a tecnicalidades jurídicas sobre imunidade etc. Para muitos somalis, o gajo é herói nacionalista...

Na Haya, Holanda, o sérvio Radovan Karadzic disse em seu julgamento por crimes na guerra da Bósnia (1992-1996) que "são mitos" o sítio de Saraievo, durante o qual foram massacrados 10 mil bósnios muçulmanos, e a matança de 7 mil homens e meninos muçulmanos em Srebrenica em 1995. No primeiro caso, os próprios muçulmanos mataram uns aos outros, disse. No segundo, os muçulmanos juntaram corpos em covas coletivas só para inculpá-lo, coitadinho. Comunas (cegos) de todo o mundo até hoje adoram esse cretino.

Um comentário:

Vera Silva disse...

É, salva; mesmo que leve 15 anos, séculos... Um dia surge soberana para alegria dos que nela acreditamos e esperamos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...