terça-feira, 23 de junho de 2009

A arte da edição do PIG

Os paulistas só criticam Folha e Estadão, e eu me sinto solitária na missão de esculhambar o cancro carioca que atende pelo nome de Pústula, ops, Grobo.

Hoje o Nassif me dá uma colher de chá. Acreditem, gosto de ler tudo sobre o PAC, porque está mexendo em áreas abandonadérrimas pelo poder público. Me perdi noutro dia na Vila do João e fiquei estarrecida com as crateras no asfalto e a altura de boa parte dos quebra-molas -- tudo obra dos traficantes, claro, para dificultar a circulação da polícia; num deles o carro ficou como gangorra, e se fosse meu golzinho mil empacaria ali, mas o atual carango tem motor 1.6 e pude dar um empuxo no bruto e sair. Isso tudo é doloroso porque, apesar de alguns tiroteios, o ambiente lá por dentro é tranquilo e seguro, crianças brincando na rua, mulheres varrendo a calçada, velhinhos sentados à porta vendo o movimento. Às vezes almoçamos lá, vou sempre comprar cigarro e quando me distraio e perco a saída (o prédio da Expansão, onde trabalho, fica na pista de subida da Brasil, no lado oposto ao Castelo da Fiocruz), sempre retorno pela favela -- nesse dia em que me perdi fui me distraindo e perdendo todas as entradas, e só pude retornar lá adiante, já na Linha Vermelha, pelos fundos da Vila).

Pois bem, o Nassif fala da manchete de hoje do cretino, que nem li porque tive nojo do pus que soltava.

***
23/06/2009 - 11:02
A arte da edição, apud Globo

Ricardo Gandour, diretor editorial do Estadão, disse que a edição é um dos pressupostos da liberdade da imprensa. E que o Blog da Petrobras feria esse direito da mídia.

Vamos conferir como O Globo edita suas matérias, tomando por base as obras do PAC nas favelas do Rio.

Abaixo, as principais informações contidas na matéria

1. O arquiteto do PAC da Rocinha diz que o projeto do hospital foi reduzido de 6 mil para 3 mil metros quadrados. Não sabe se foi para recuperar o tempo perdido ou por causa das eleições de 2010.

2. Diz que as mudanças no centro esportivo da Rocinha melhoraram em muito o projeto.

3. A matéria menciona projetos no Complexo do Alemão e a “Rambla de Manguinhos”, com pilares suspendendo a linha do trem numa extensão de um quilômetro e, sob os trilhos, sobre um parque de 246 mil metros, inspirado nas Ramblas de Barcelona e no Aterro do Flamengo (cujo projeto urbanístico é de Reidy). - A partir dessa obra, o lugar, associado a coisas ruins, será relacionado a festa, a encontro, a lazer, a comércio, como o Aterro do Flamengo, uma das grandes obras públicas do Rio - afirmou Jauregui.

Qual foi o ângulo privilegiado pela edição de O Globo:
Manchete da primeira página

PAC da Rocinha sofre pressões, diz arquiteto

Responsável pelo projeto do PAC na Rocinha, o arquiteto Luiz Carlos Toledo afirmou que a planta que fez para um hospital da comunidade foi bastante modificada.

Ele disse suspeitar que a alteração tenha ocorrido para permitir que o governo inaugure a obra já em 2010, ano de eleição. Página 12
***
Agora, olhem só o comentário de um leitor do PHAmorim, que reproduziu o post do Nassif:
Piada Antiga:
Lula recebeu a visita do papa e o levou ao Pantanal. Lá, o solideo do papa foi levado pelo vento e pousou na água ao lado de um enorme jacaré. Lula caminhou serenamente sobre as águas, enfrentou corajosamente o jacaré e devolveu o solidéo ao papa.
MANCHETES DO PIG:
“LULA NÃO SABE NADAR”
“LULA COMETE CRIME ECOLÓGICO AO AGREDIR JACARÉ NO PANTANAL”
“LULA COMETE BLASFÊMIA E TENTA IMITAR JESUS”
“PAPA DIZ NUNCA MAIS VOLTAR AO BRASIL”
Paulo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...