sexta-feira, 29 de julho de 2011
Assista, é de partir o coração
Mais televisiva do que nunca, acabo de ver Tigres em perigo (Danger in Tiger Paradise), sobre a caça criminosa de tigres no Rathambhore National Park, em Rajasthan, na India. Valmik Thapak, que vem monitorando alguns exemplares e seus filhotes, luta como pode para protegê-los. Mas, sob o olhar complacente das autoridades do Projeto Tigre (as declarações "inocentes" de algumas delas lembram muito as de dirigentes do Ibama), caçadores conhecidos de todos exterminaram 28 tigres num ano, a tiro ou, acredite se quiser, choques elétricos -- é pra não estragar a pele... Que será vendida a tibetanos na China. Eles enfeitam seus trajes festivos com pele de tigre, dá pra imaginar uma coisa dessas??? (Parei de sentir pena do Tibete, pronto!). Se puder, assista, é de partir o coração.
Procurei muito, mas não achei na rede. O doc, de 50 minutos, é de 2002, feito para o Natural World da BBC e Animal Planet, do Discovery.
Que mané busca de deus, gente???!!!
Estava vendo na Record News uma entrevista com o Rubens Ewald Fº -- até agradável, diga-se, para uma pessoa preconceituosa (mais aqui e aqui) e um tanto obsoleta -- quando perguntaram sobre o filme favorito dele. "2001, uma odisseia no espaço", respondeu. Legal, bom mesmo, ainda que meio datado etc., pensei. Aí ele me solta essa: "2001 é a busca de deus". WHAT? Quem afirmou isso? Ok, o próprio Kubrick disse que cada um pode interpretar 2001 como bem entender, mas... busca de deus? Pra Kubrick essa interpretação é psicológica, um "conceito poético". Pra Arthur C. Clark, nem isso... A própria criança-estrela final é nosso retorno à matéria cósmica de que somos feitos, right? Bem, beato sempre acha uma brecha pra beatices, né? Então sugiro este vídeo -- "Kubrick2001, a odisseia no espaço explicada". É dupiru. Tem lá um deslize sobre "espírito" (o tal espírito é o nosso cérebro, certo???), mas ainda assim vale muito a pena. Tem em português, aguarde que a opção de idioma aparecerá, ok?
Divirta-se!
Divirta-se!
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)