terça-feira, 19 de março de 2013

Krugman apenas perfeito


Amigo chama atenção para post do dia 15 de Paul Krugman. De fato, não podia ser melhor. Dei uma traduzidinha.

Other People’s Children, Paul Krugman, NYT (15/3/2013)


Filhos dos outros 

Paul Krugman
Matthew Yglesias toca num ponto que eu pretendia abordar. O senador Rob Portman ganhou manchetes ao declarar seu apoio ao casamento gay após descobrir que o próprio filho é gay, e aparentemente somos obrigados a exaltá-lo por seu novo esclarecimento. Mas se esclarecimento é bom, não seria melhor se ele tivesse mostrado alguma flexibilidade sobre a questão antes de saber que a própria família seria beneficiada?

Vemos muito isso na vida americana ultimamente -- esse tipo de visão estreita de altruísmo, em que é considerado perfeitamente aceitável apoiar apenas as causas diretamente boas para você e os seus. Temos até uma tendência a considerar "inautênticas" as pessoas que apoiam políticas que não sejam de seu próprio interesse – se um homem rico apoia mais impostos sobre os ricos seria visto como estranho e, provavelmente, hipócrita.

Desnecessário dizer, está tudo errado. Virtude política consiste em bater pé no que é certo, mesmo -- ou até principalmente -- quando não redunde em seu próprio benefício. Alguém deveria perguntar a Portman por que ele não toma posição para, você sabe, os filhos dos outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...